INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE BATOM NA ATRATIVIDADE DO SORRISO EM MULHERES COM E SEM MALOCLUSÕES: UM ESTUDO DE RASTREAMENTO OCULAR

YAMAGUCHI, Giovanna Purkote ¹; LEPPER, Beatriz Mendonça ³; MARQUES, Camila Souza ³; RAMOS, Fernanda Poleto ³; BARK, Mohamad Jamal ³; RIOS, Joel Suarez De Los ³; HARTMANN, Giovani Ceron ³; CASTILHOS, Jussimar Scheffer ³; TANAKA, Orlando Motohiro ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A relevância do sorriso para a autoestima e atratividade, como uma das partes mais evidentes do rosto, tem levado a um aumento na procura por procedimentos estéticos. As mulheres costumam recorrer à maquiagem, especialmente ao batom, para realçar sua beleza e elevar a autoconfiança. No entanto, a percepção da atratividade de um sorriso pode variar de acordo com a presença maloclusão e a perspectiva individual. OBJETIVOS: Analisar como leigos percebem a atratividade estética de diferentes maloclusões, com e sem o uso de batom. MATERIAIS E MÉTODO: Foram selecionadas duas modelos do sexo feminino, uma jovem e uma idosa. As imagens dessas modelos foram editadas utilizando o Photoshop CS5® e padronizadas com diferentes tipos de maloclusão, de acordo com o Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (INTO): INTO 1 (pouca ou nenhuma necessidade de tratamento), INTO 3 (presença de apinhamento) e INTO 5 (presença de diastema). As avaliações foram realizadas com e sem o uso de batom vermelho, por meio de rastreamento do olhar e questionário sobre a atratividade. RESULTADOS: Um total de 77 indivíduos participaram da pesquisa e os resultados mostraram que, através do rastreamento do olhar e do mapa de calor obtido, na modelo jovem com INTO 1 e 3, com e sem batom, a atenção foi maior na região da boca, com dispersão para a região dos olhos. Já na INTO 5, a atenção dos participantes concentrou-se apenas na região da boca. Para a modelo idosa com INTO 1, percebe-se que, com batom, a atenção foi dividida entre boca, olhos e nariz, enquanto na foto sem batom a atenção ficou somente na região da boca. Nas INTOs 3 e 5, nas fotos sem batom, houve pouca dispersão para as regiões dos olhos e nariz, enquanto nas fotos com batom a atenção variou mais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que o batom não mascara a maloclusão. Quanto maior a maloclusão, menor é considerada a atratividade do sorriso. Ao avaliar tanto a modelo jovem quanto a idosa, a atratividade do sorriso diminui conforme aumentam os índices INTO (1, 3 e 5), independentemente do uso de batom. E, quanto maior a maloclusão, mais a região da boca se destaca, sem desviar a atenção para outras regiões do rosto.

PALAVRAS-CHAVE: Sorriso; atratividade; batom; maloclusão; rastreamento do olhar

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.