ELABORAÇÃO 1 DE UMA NARRATIVA CIENTÍFICA SOBRE A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA

RAMOS, Ana Carla ¹; SILVA, Otto Henrique Martins Da ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Protásio de Carvalho
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Física – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O ensino tradicional de Física tem focado majoritariamente nos conteúdos da Física Clássica, como Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo. Contudo, tópicos da história de Física Moderna, como relatividade, mecânica quântica e física nuclear, estão pouco presentes nos materiais didáticos atuais. A importância do ensino desses conteúdos na educação básica está relacionada tanto à compreensão de fenômenos naturais quanto à necessidade de participação em discussões sobre qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A História da Ciência pode enriquecer o ensino ao mostrar a evolução conceitual dos conteúdos, refletindo o contexto histórico-social e político de seu desenvolvimento. OBJETIVOS: O objetivo geral do trabalho é desenvolver materiais didáticos que narrem a história do conhecimento científico em formato eletrônico para diversos meios da web. Os objetivos específicos incluem a revisão bibliográfica sobre o tema, o estudo da teoria da transposição didática e a produção de um blog, aplicativo ou edição impressa para disponibilizar o material elaborado. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa educacional baseia-se na articulação entre teoria e prática, destacando a formação teórico-metodológica contínua e a atualização dos conhecimentos específicos. Adota-se a abordagem histórico-epistemológica e a transposição didática como instrumentos de análise do conhecimento físico criado em sua época e contexto e do respectivo conhecimento escolar descrito nos manuais didáticos. A transformação de um objeto do saber em objeto de ensino envolve três tipos de saberes: o saber sábio, o saber a ensinar e o saber ensinado. RESULTADOS: As atividades realizadas incluíram leituras, pesquisas, produção de apresentações em PowerPoint e reuniões para esclarecimento de dúvidas. O projeto destacou a longa caminhada da ciência para o que conhecemos hoje, enfatizando a importância dos físicos e suas contribuições. A pesquisa abordou a história de figuras icônicas como Galileu Galilei e Isaac Newton, esclarecendo fatos históricos e desmistificando teorias. A biografia de Newton, por exemplo, foi aprofundada, abrangendo seus estudos em óptica, cálculo, gravidade e alquimia, e sua jornada até se tornar presidente da Sociedade Real e Diretor da Casa da Moeda de Londres. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O trabalho destacou a evolução do conhecimento científico e suas influências históricas, sociais e filosóficas. A integração de tópicos da história de Física Moderna no ensino mostrou-se essencial para a compreensão dos fenômenos naturais e das tecnologias contemporâneas. A história da ciência, quando integrada ao ensino de Física, enriquece o processo educativo e promove o desenvolvimento do pensamento crítico. A teoria da transposição didática revelou desafios na transformação dos saberes científicos em conteúdos pedagógicos, especialmente quando não se considera o contexto social mais amplo. A pesquisa conclui que a história e a filosofia da ciência desempenham um papel crucial na formação de um entendimento mais amplo dos conhecimentos científicos, recomendando a exploração dessas perspectivas no currículo escolar para uma educação científica mais completa e significativa.

PALAVRAS-CHAVE: História da Ciência; História da Física; Física Clássica; Ensino de Ciências; Isaac Newton.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.