A DUALIDADE DA NOÇÃO DE CORPO EM HUSSERL

NICOLAIT, Luiza Soares ¹; CARVALHO, Guilherme Felipe ³; JESUS, Ezequiel Barros Barbosa De ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a): Robert Nelson Granada Gessner Jr
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa apresenta perspectivas relacionadas ao conceito husserliano de corpo, aprofundando-se sobretudo em sua dupla noção (Körper e Leib) e em conceitos interligados a esta, como a cinestesia e suas sensações, a espacialidade e a percepção. OBJETIVOS: O objetivo geral consistiu em analisar a dupla noção de corpo em Husserl: corpo como objeto material (Körper) e corpo “vivo” (Leib). Acrescidos a esse objetivo, estiveram os seguintes objetivos específicos: a) compreender a importância do conceito husserliano de corpo e sua relação com a questão da percepção; b) distinguir a noção de corpo como Körper da noção de corpo como Leib; e c) investigar a relação entre a noção de corpo (Leib-Körper) e a autopercepção do eu (ego). MATERIAIS E MÉTODO: Para o desenvolvimento da pesquisa, foi empregado o método de revisão de literatura, visando, por meio de leitura, fichamento e revisão de texto tanto da literatura primária quanto da literatura secundária, construir interpretações e análises como um caminho para o desenvolvimento dos objetivos propostos. RESULTADOS: Os resultados foram distribuídos em três subseções: O conceito husserliano de corpo e sua relação com a questão da percepção, que apresenta uma análise relacionada aos conceitos de cinestesia, espacialidade e percepção, bem como uma introdução sobre a dupla noção do corpo em Husserl. A dupla noção de corpo foi aprofundada em A distinção da noção de corpo como Körper da noção de corpo como Leib, que se concentrou em discutir a distinção entre Körper e Leib, conceitos que representam, respectivamente, o corpo material e o corpo vivo. A última subseção, concernente aos resultados obtidos, desenvolveu A relação entre a noção de corpo (Leib-Körper) e a autopercepção do eu, apresentando uma perspectiva sobre a intersubjetividade em Husserl. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio das análises realizadas, é possível considerar que o tema da percepção tem relação com a dupla noção de corpo apresentada por Husserl, tornando-se um tema de extrema relevância para a fenomenologia husserliana quando esta visa descrever o horizonte constitutivo do ego.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Husserl; 2. Leib; 3. Körper; 4. Percepção; 5. Ego.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.