AVALIAÇÃO DA RUGOSIDADE DE MATERIAIS RESINOSOS CAD-CAM EXPOSTOS A ENXAGUATÓRIOS BUCAIS

FILIPPO, Giovanni Correia ¹; LIMA, Natalia Cunha Pinheiro De ³; RACHED, Rodrigo Nunes ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os materiais CAD-CAM (computer-aided desing/ computer-aided manufacturing) estão sendo cada vez mais utilizados na odontologia com o objetivo de obter restaurações altamente precisas e esteticamente agradáveis. A literatura ainda é controversa a influência dos enxaguatórios nas propriedades mecânicas e físicas dos compósitos, inclusive em termos de rugosidade. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito dos enxaguatórios bucais na rugosidade da superfície de dois materiais resinosos CAD-CAM e um material resinoso convencional direto. MATERIAIS E MÉTODO: Os materiais testados foram Cerasmart e Vita Enamic (CAD-CAM) e Filtek Z350 XT (resina composta convencional). Foram utilizados dois enxaguatórios bucais, um contendo álcool (Listerine Cool Mint) e outro sem álcool (Colgate Luminous White), além de água destilada como controle. Os espécimes foram confeccionados, polidos e submetidos a uma avaliação inicial de rugosidade. Após a avaliação da rugosidade inicial, os espécimes foram imersos nos enxaguatórios bucais. Para simular o uso diário, cada amostra será exposta a 20 mL de enxaguatório bucal a 37ºC por 15 dias. A cada 12 horas, a solução de enxaguatórios foi trocada. Após a imersão nos enxaguatórios, os espécimes foram lavados em água destilada e banho de ultrassom, armazenados em umidade relativa por 7 dias. Após este período, a rugosidade (Ra) foi reavaliada em cada espécime. RESULTADOS: Os resultados mostraram que não houve variações estatisticamente significativas na rugosidade superficial dos materiais testados após a exposição aos enxaguatórios bucais, independentemente de conterem álcool ou não. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estes achados sugerem que os materiais resinosos CAD-CAM e a resina composta convencional nanoparticulada mantêm sua estabilidade superficial frente ao uso de enxaguatórios bucais, o que é benéfico para a longevidade e estética das restaurações dentárias.

PALAVRAS-CHAVE: Rugosidade; Materiais Resinosos; Enxaguatórios Bucais.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.