CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DA COGNIÇÃO 4E PARA AS PESQUISAS EM IA

MESSIAS, Marcello Rodrigues ¹; CANDIOTTO, Kleber Bez Birolo ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Filosofia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Cognição 4E apresenta uma alternativa ao modelo clássico de compreensão da cognição humana. Suas abordagens, que dão origem ao nome, vêm do inglês enacted, embedded, embodied e extended, podendo ser traduzidas como as visões enativa, embutida, incorporada e estendida. Estas, embora agrupadas, apresentam características comuns e divergentes. Enquanto a abordagem clássica limita a forma de aprendizado há um processo exclusivamente cerebral, a abordagem contemporânea apresenta a importância do corpo e do ambiente no desenvolvimento da intelecção humana. Dessa forma, ela apresenta óptica inovadora para a compreensão da cognição. OBJETIVOS: O trabalho se propôs a analisar os dois modelos identificando os elementos principais que os compõem e as diferenças entre eles. A partir desta análise, buscamos fornecer uma resposta às vantagens do modelo de Cognição 4E sobre o modelo clássico e as possíveis contribuições do primeiro para o aprimoramento da Inteligência Artificial. MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com procedimentos de revisão bibliográfica a partir de publicações referências na área em um recorte temporal de 1960 até o presente. RESULTADOS: Por apresentar uma perspectiva mais completa e integrada, considerando que a cognição depende de uma relação harmoniosa entre cérebro, corpo e ambiente, considera-se uma tendência das pesquisas à preferência pelo modelo 4E. Cada uma das abordagens que a compõem têm sua vantagem e desvantagem, portanto, são vistas como preferencialmente integradas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi possível compreender que a modalidade clássica de cognição não se apresenta mais de forma suficiente para lidar com as exigências dos novos sistemas inteligentes. Com isso, ela tem representado um entrave para o desenvolvimento da Inteligência Artificial. Diante disso, se estimula o aprofundamento de pesquisas na área para superação dos modelos já considerados obsoletos, sem desconsiderar os pontos de divergência possivelmente causados pela relação homem-máquina por vezes conflituosa e desarmônica.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Abordagens cognitivas; 2. Cognição 4E; 3. Cognição clássica; 4. Inteligência artificial; 5. Tecnologia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.