PROCESSOS E PRISÕES SOFRIDOS POR PAULO DE TARSO NOS ATOS DOS APÓSTOLOS

ZAGONEL, Maurício Luís ¹; ARTUSO, Vicente ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem por título: “processos e prisões sofridas por Paulo de Tarso nos Atos dos Apóstolos”. O intuito desta pesquisa é resgatar por meio de uma análise histórico-crítica quais foram os motivos que ocasionaram as prisões do Apóstolo no seu percurso missionário. Desencadeou-se uma análise das perícopes dos Atos dos Apóstolos conforme At 16,11-40; At 21,27-40; At 23-25,12; At 28, 20.30. Tendo como reflexão final as catequeses do Papa Francisco sobre os Atos dos Apóstolos, destacando a figura missionária de Paulo. OBJETIVOS: De modo geral é elencar os principais motivos das perseguições sofridas por Paulo. Identificando os textos das prisões de Paulo as características da conjuntura política do império em cada uma de suas prisões, destacando o contexto sociorreligioso e político na origem do cristianismo. Buscar-se-á identificar nos Atos dos Apóstolos as prisões sofridas por Paulo e os motivos que se desencadearam cada uma delas. E por fim será apresentada a vocação de Paulo e sua missão, apontando como esses processos e prisões influenciaram em seu ardor missionário. MATERIAIS E MÉTODO: Para a fundamentação do trabalho foi utilizado como base o Livro dos Atos dos Apóstolos. Para auxiliar foi utilizado diversos comentadores que direcionaram seus estudos para os conflitos e prisões sofridas por Paulo. Para andamento deste trabalho foi utilizado o modelo histórico-crítico, que buscou destacar as perícopes que apresentam os processos e prisões do Apostolo. Para que a compreensão fosse realizada de maneira clara realizou-se uma hermenêutica do texto, a fim de compreender o sentido original a fim de traçar um paralelo com os comentadores. RESULTADOS: Como frutos da pesquisa observa-se uma linha cronológica que parte dos anos 30 e vai até o ano 100. Esta cronologia tem como intuito apresentar o contexto sociorreligioso e político do mundo judeu. Paulo encontrou inúmeros problemas com autoridades, com a religião, a inculturação e a fé. Foi perseguido por denunciar o abuso das leis, da religião e do império. Destacam-se quatro perícopes: At 16,11-40; At 21, 24-40; At 23 -25,12 e At 28, 20.30. Cada uma apresenta o conflito e a prisão sofrida pelo Apostolo, convém ressaltar que forma curtos períodos e sem motivos contundentes. Os conflitos se acentuaram sempre em relação ao judaísmo. O Papa Francisco, apresenta Paulo como um intrépido missionário evangelziador entre os pagãos, doando a sua vida como testemunha do Ressuscitado. A vida missionária de Paulo foi um seguimento autêntico da fé, que por meio da sensibilidade do coração chegou-se ao pleno conhecimento de Deus. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A missão de Paulo foi árdua, cheia de desafios, conquistas e conflitos. Seguiu o Mestre até o martírio, não poupando a sua vida para que o Reino de Deus pudesse chegar a muitos corações. A eficácia missionária de Paulo é resultado do seu processo de conversão de vida. Compreendeu o que significa obediência ao Reino, vivendo inteiramente para o Seu Senhor. O Reino de Deus é feito de missionários e missionárias que doam a sua vida para que Cristo possa se manifestar e alcançar os confins do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Paulo de Tarso;2. Prisões;3.Conflitos; 4. Processos; 5Anúncio.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.