SAÚDE VOCAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

HARTKOPP, Isadora Vilela ¹; BERALDO, Doris ³; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Energia Ativa
Supervisor(a): Denilton Novais Azevedo
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto está vinculado a tese – Estratégias metacognitivas como disparadoras da saúde vocal e expressividade da voz do professor universitário – de Doris Beraldo, pertencente ao grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente. OBJETIVOS: Analisar a mudança de atitude do professor universitário em relação a sua Saúde Vocal e ao conhecimento da Expressividade da Voz durante o curso de formação continuada. MATERIAIS E MÉTODO: Nesta pesquisa a abordagem metodológica a ser adotada é a qualitativa, na visão fenomenológica hermenêutica RESULTADOS: Este relatório é parcial. A estudante entrou este ano no grupo. A pesquisa está em andamento. Os dados iniciais são relativos a participação da estudante no grupo de pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tive a oportunidade de conviver e aprender com professores, doutores e mestres das ciências da educação, conhecer novas teorias, adquirir novos conhecimentos e novas aprendizagens, realizando discussões e atividades sobre o livro mencionado.

PALAVRAS-CHAVE: voz do professor; universidade; saúde vocal.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.