PREVALÊNCIA DE LESÕES DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR COM LESÃO DO LIGAMENTO ANTEROLATERAL ASSOCIADA

MALACHIAS, Nicole Terra ¹; GUERREIRO, Joao Paulo Fernandes ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Londrina
Supervisor(a): Nilson Douglas Castilho
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o futebol, o futebol americano e o basquete, têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos cruzados anteriores. Dentre os fatores de risco que podem contribuir para essa lesão, temos: sexo feminino, pela menor força de quadríceps, prática de atividades com movimento de “pivot”; hiperfrouxidão, capsuloligamentar, hiperextensão do joelho e espaço intercondilar estreito. Quando o ligamento cruzado anterior é lesionado, é grande a chance de que uma intervenção cirúrgica seja necessária para recuperar as funções do joelho. Ela dependerá de vários fatores, entre eles: a gravidade da lesão e o nível de atividade do paciente. OBJETIVOS: Analisar a prevalência da lesão associada do ligamento anterolateral (LAL) nos casos de cirurgias de reconstrução do LCA realizadas. MATERIAIS E MÉTODO: Encontros pessoais com os professores envolvidos no projeto PIBIC-JUNIOR do campus PUC-Londrina e com a professor João Paulo Fernandes Guerreiro, para discutirmos os fichamentos de artigos para o estudo do projeto. Analisamos os dados dos prontuários de pacientes operados no ano de 2019 e seus exames de ressonância magnética previa a cirurgia e depois as reanalises dos radiologistas. RESULTADOS: Foram feitos vários fichamentos e leituras de artigos para podermos avaliar a prevalência da lesão do ligamento cruzado anterior com ligamento anterolateral associada. Em primeira análise, apenas um laudo citava o ligamento anterolateral (LAL) e sua lesão (0,97%). Na reanálise, o LAL foi visualizado em quase todos os casos (95% e 97%). Foi encontrada lesão em 53 (51,5%) casos pelo radiologista A e 56 (54,4%) casos pelo radiologista B. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nessa série de casos mostramos que os laudos deixaram de descrever o LAL e diagnosticar um significativo número de lesões. A análise das imagens convencionais de ressonância ainda gera divergências no diagnóstico da lesão do LAL associada ao LCA entre os radiologistas.

PALAVRAS-CHAVE: Lesão; Ligamento cruzado anterior; Ligamento anterolateral; Joelho;

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.