PLANO DE ATIVIDADES – DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E O ENGAJAMENTO DOS SERVIÇOS NO TRATAMENTO DO AVC

SILVA, Leticia Marcelli ¹; CUBAS, Joao Mario ³; BARRA, Claudia Maria Cabral Moro ³; SELEME, Ana Luísa Gonçalves Gomes Coelho ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Tecnologia Em Saúde – Doutorado – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os determinantes sociais da saúde impactam diretamente nos desfechos de saúde de uma população e incorrem em maiores custos para os sistemas de saúde. Incorpora-los em análises e sistemas de suporte a decisão, permite um cuidado centrado no paciente, com qualidade e menor custo e pode trazer informações para melhorar o engajamento dos serviços no tratamento. Esta abordagem, apesar de promissora, enfrenta desafios na mensuração de seus resultados. OBJETIVOS: Avaliar o uso de dados de determinantes sociais da saúde para o engajamento dos serviços na linha de cuidado do AVC. MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura para identificar os DSS que influenciam o tratamento de pacientes pós-AVC. Em seguida, analisou-se uma base de dados com registros de pacientes com 60 anos ou mais que sofreram AVCI em Joinville-SC. Foram aplicadas técnicas de mineração de processos para mapear os fluxos de atendimento e identificar como os DSS impactam os desfechos de saúde. RESULTADOS: A revisão integrativa evidenciou que renda, idade, sexo, educação e habitação estão relacionadas a piores desfechos pós-AVC. O método proposto com a utilização da mineração de processos mostrou-se eficaz para avaliação de iniquidades em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A revisão integrativa foi crucial para identificar os DSS mais relevantes, orientando a posterior análise de dados. O método proposto demonstrou grande potencial analítico, podendo servir como ferramenta para melhor engajamento e tomada de decisão das equipes de saúde. Os achados reforçam a necessidade de integrar DSS no planejamento de políticas de saúde para promover um atendimento mais equitativo para a população.

PALAVRAS-CHAVE: Saúde baseada em valor; Determinantes sociais da saúde; Engajamento; AVC; Mineração de processos.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.