COMPARISON BETWEEN GENERAL AND CUSTOMIZED GROWTH CURVES BY SEX AND BIRTH TYPE FOR LAMBS

FRANCO, Gabriel Monteiro ¹; SOTOMAIOR, Cristina Santos ³; TOZATO, Camille Ramos ³; WEBER, Saulo Henrique ²
Curso do(a) Estudante: Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUCTION: A ovinocultura abrange a economia de todos os continentes, por isso é necessário manter a produtividade sempre alta. Alguns fatores podem influenciar no crescimento dos animais e atrapalhar as atividades, essas são as raças, idade, sexo, peso ao nascer, alimentação, infecções parasitárias e o tipo de parto. AIMS: O presente estudo tem como objetivo analisar o uso de curvas de crescimento personalizadas para sexo, tipo de parto e suas combinações na predição do peso dos cordeiros desde o nascimento. MATERIALS AND METHODS: Os dados utilizados para o estudo foram coletados do setor de ovinocultura da Pontifícia Universidade do Paraná, a qual se encontra na Fazenda Experimental Gralha Azul, no município de Fazenda Rio Grande, Paraná. Os animais utilizados são mestiços das raças Texel, Ile France, Suffolk e Hampshire Down, totalizando 1115 ovinos, 51% machos e 49% fêmeas, os quais são 63% de parto simples e 37% de parto duplo. As análises foram feitas com o uso do ajuste do modelo de Richards P=a(1-b.e-k.t)M (P representa o peso (kg), t idade (dias), a,b,k e M são números de ajuste da regressão linear) a partir do programa TableCurve, sua qualidade foi aferida pelos coeficientes de determinação múltiplo, R2, erro padrão de estimativa (Syx) e ANOVA. O ajuste gerou 9 equações (geral, macho, fêmea, parto simples, parto duplo, macho/simples, macho/duplo, fêmea/simples e fêmea/duplo), as quais foram comparadas, a um nível de significância de 0,05, pelo teste de Kolmogorov-Smirnov. RESULTS: Os valores de R2 variaram entre 0,707 e 0,841, Syx teve um mínimo de 4,062 e máximo de 5,204 e os valores de p encontrados na ANOVA foram abaixo de 0,001, mostrando a aderência do modelo aos dados. No teste de Kolmogorov-Smirnov foi possível identificar diferença nas curvas para machos e machos de parto simples para os demais, além da diferença entre os cordeiros nascidos de parto simples e duplos. FINAL CONSIDERATIONS: Os resultados encontrados foram suficientes para indicar a necessidade de utilizar curvas de crescimento personalizadas para as classes de machos, fêmeas , partos simples, partos duplos. A presente pesquisa demonstrou que as classificações sexo, tipo de parto e suas combinações influenciam no crescimento de cordeiros.

KEYWORDS: Crescimento; Peso; Sexo; Tipo de parto; Modelos matemáticos