DEUS VISITA UMA ALDEÃ: ANÁLISE SOCIOANTROPOLÓGICA DA ANUNCIAÇÃO DO NASCIMENTO DE JESUS FEITA A MARIA E DA VISITA À ISABEL (LUCAS 1,26-45)

MENEGAZZO, Carlos Daniel Pigaiani ¹; CATENASSI, Fabrizio Zandonadi ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O texto abordou a anunciação do nascimento de Jesus a Maria e sua visita a Isabel (Lc 1,26-45), destacando a antropologia e a vida social do Novo Testamento. Lucas apresentou dois anúncios de nascimento, contrastando Zacarias e Isabel, de classe sacerdotal, com Maria, uma aldeã de Nazaré. A narrativa sublinhou a presença divina fora do templo e o papel subordinado das mulheres no judaísmo. OBJETIVOS: Analisar a dimensão socioantropológica da anunciação do nascimento de Jesus feita a Maria e da visita dela à Isabel (Lc 1,26-45), discutindo os temas do feminino e da vida aldeã nos tempos de Jesus. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa qualitativa, básica, descritiva e exploratória, utilizou a abordagem socioantropológica da Bíblia, seguindo métodos exegéticos de Silva e Ferreira. Consistiu em três etapas: análise sociológica do texto, análise antropológica cultural, e análise teológica e hermenêutica, visando compreender contextos sociais e espirituais dos textos bíblicos. RESULTADOS: A revisão de literatura abordou o método socioantropológico aplicado à interpretação bíblica, destacando como ele investigou os aspectos econômicos, sociais, políticos e ideológicos que influenciaram os textos. Este método, baseado na “teoria dos conflitos”, explorou a dinâmica das sociedades de classes e suas desigualdades. O foco foi analisar o contexto sociocultural da época, como a estrutura econômica agrícola da Palestina, a influência do templo na vida cotidiana e as significativas desigualdades sociais. As mulheres tinham um papel submisso e eram vistas quase como propriedades, com responsabilidades domésticas e direitos limitados. O casamento envolvia várias etapas e um contrato matrimonial rigoroso. A perícope de estudo (Lc 1,26-45) descreveu a anunciação do anjo Gabriel a Maria e a subsequente visitação a Isabel. Essa narrativa ocorreu durante a dominação romana, período caracterizado pela Pax Romana, que manteve a paz através da imposição de altos impostos e reforçou a estratificação social. A análise socioantropológica da perícope buscou entender como a dominação romana exacerbava as desigualdades sociais já existentes, explorando as realidades econômicas, sociais e culturais da Palestina do período. A análise também destacou a importância do contexto para compreender a mensagem profunda do texto bíblico. O Evangelho de Lucas foi escrito para igrejas e leitores do Mediterrâneo oriental, destacando a intervenção divina na história humana. Maria, jovem virgem de Nazaré, foi escolhida para ser mãe do Messias, demonstrando fé e obediência. Sua decisão afetou a compreensão da humanidade. Isabel, ao receber Maria, simbolizou apoio comunitário e a manifestação divina, celebrando a alegria da salvação compartilhada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta pesquisa analisou Lucas 1,26-45 com uma abordagem socioantropológica, explorando o contexto social, econômico e cultural da Palestina sob dominação romana. A perícope da anunciação do anjo Gabriel a Maria e sua visita a Isabel revelou uma jovem que desafiou as expectativas sociais com fé e coragem, refletindo a preferência divina pelos humildes. A leitura socioantropológica conectou os textos bíblicos às realidades contemporâneas, promovendo uma espiritualidade engajada e uma ação pastoral que busca justiça social e direitos humanos.

PALAVRAS-CHAVE: Socio-antropológico; mulher; Palestina; Messias; desigualdades.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.