RESPOSTAS DOS CONSUMIDORES A REPRESENTATIVIDADE NEGRA NA COMUNICAÇÃO

Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Leôncio Correia
Supervisor(a): Cristhyane Ramos Haddad
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos observamos um aumento de discussão sobre a necessidade de ampliarmos a diversidade e inclusão em diferentes contextos e na publicidade está também é uma discussão importante. Entre os pontos de diversidade e inclusão se destaca a questão de raça, especialmente em um país com tão ampla representatividade de negros em sua população como é o Brasil. OBJETIVOS: Este estudo tem por objetivo investigar como algumas das principais marcas de moda atuando no Brasil retratam pessoas negras em suas publicidades no Instagram. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa envolveu a análise de 2.328 postagens de quatro marcas brasileiras (Farm, Hering, Zinzane e Renner) no Instagram ao longo do ano de 2022. Foram consideradas variáveis como a presença de modelos negros nos posts, a representação estereotipada ou agregadora de valor, e a hierarquia na imagem. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a proporção de representatividade negra variou entre as marcas. Farm e Hering apresentaram melhores desempenhos na inclusão e valorização de modelos negros, enquanto Zinzane e Renner mostraram menor inclusão. A representatividade negra em hierarquia inferior foi comum, e apenas uma pequena proporção das postagens apresentava negros de maneira estereotipada. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusivamente, embora haja esforços para maior representatividade negra nas publicidades, os resultados indicam que a aplicação dessa representatividade ainda não é uniforme e frequentemente não reflete a verdadeira inclusão. Há uma necessidade contínua de aprimorar a forma como a representatividade negra é abordada, garantindo que não seja apenas uma aparência superficial, mas uma verdadeira inclusão que agregue valor e respeito.

PALAVRAS-CHAVE: Publicidade; Representatividade negra; Inclusão.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.