A CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS PSICOLÓGICAS NO ESPAÇO DO ANTIGO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO NOSSA SENHORA DA LUZ: ANÁLISE DO DEPOIMENTO DE SUJEITOS PARTICIPANTES

COSER, Milena Ísis ¹; LEOZ, Giulia De Melo ³; UTRABO, Caio Thomaz ³; MENEGATTI, Claudia Lucia ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Núcleo de Práticas Psicológicas (NPP), local de estágio do curso de Psicologia PUCPR, foi construído no espaço físico do antigo hospital psiquiátrico Nossa Senhora da Luz (HNSL), fundado em 1903 OBJETIVOS: Levantar a história oral de sujeitos que participaram, coordenam ou testemunharam a transformação de parte do antigo HNSL (Pavilhão Pereira Lemos) em NPP. MATERIAIS E MÉTODO: Após aprovação do CEP, fez-se uma pesquisa de campo qualitativa, exploratória, retrospectiva e transversal. Buscou-se documentos e indicações do curso de Psicologia da PUCPR de personagens, acima de 18 anos, que participaram deste processo de adaptação do espaço do HNSL para o NPP. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi estruturadas e individuais com os participantes, utilizando-se um roteiro da entrevista semi estruturada, com posterior transcrição e análise de conteúdo. RESULTADOS: Após assinatura do TCLE, entrevistou-se 14 pessoas: 9 com experiências nos 2 locais (HNSL/NPP), 3 somente HNSL e 2 somente NPP. As entrevistas foram transcritas e analisadas em 7 categorias: 1) História do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz; 2) Percepções positivas sobre o HNSL; 3) Percepções negativas sobre o HNSL; 4) Fechamento do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz; 5) Construção do Núcleo de Práticas Psicológicas da PUCPR, no pavilhão Pereira Lemos; 6) Funcionamento e evolução do Núcleo de Práticas Psicológicas da PUCPR; 7) Reflexões e impressões reveladas na entrevista. As percepções dos resquícios físicos do HNSL no NPP foram unanimemente relatadas e notou-se relações simbólicas da história anterior (HNSL) com a atual (NPP). Foram descritos desafios no período de atividade do HNSL, durante os estágios de psicopatologia da PUCPR, e na abertura do NPP naquele local para estudantes, professores e pacientes, devido às lembranças do HNSL. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Observou-se a necessidade de falar sobre tais construções históricas e simbólicas, registrando experiências. As recordações do HNSL são frequentes sobretudo naqueles que o vivenciaram diretamente, com percepções positivas da transformação de parte do espaço anteriormente descrito como desumanizado em um centro acadêmico de saúde mental.

PALAVRAS-CHAVE: 1. História da psiquiatria; 1. Clínica-escola psicológica; 3. Saúde mental; 4. Hospital psiquiátrico; 5. Paraná

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.