DESIGUALDADES NOS CLUSTERS DE COMPORTAMENTOS DE RISCO EM ADOLESCENTES: UM ABORDAGEM ECOLÓGICA MULTI-PAÍSES

ANTUNES, Eduardo Coelho ¹; WENDT, Andrea Tuchtenhagen ²
Curso do(a) Estudante: Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Biomédica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Em 1946 a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que a saúde é um direito fundamental de todos os seres humanos, sem distinção de classe social, cor de pele, idade, gênero ou qualquer outra característica. Hoje em dia o mundo tem passado por uma grande transição onde as pessoas têm vivido. Com mais qualidade e tempo de vida, onde as doenças que antes eram grandes problemas hoje já não têm tanta relevância, o que fez com que abrisse “oportunidade” para outras doenças se tornarem grandes problemas que é o caso das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) as principais causas de morte no mundo hoje. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo descrever as desigualdades econômicas quanto aos clusters de fatores de risco entre países. MATERIAIS E MÉTODO: Utilizando o Software Stata, e analisando as informações no banco de dados foi montada uma tabela para comparação e melhor visualização dos dados para que pudéssemos comparar os países e refletir a respeito dos resultados. O projeto utiliza dados de 92 países, baseados nos inquéritos da Health Behaviour in School-aged Childre study (HBSC) e Global School-based Student Health Survey (GSHS), realizados em colaboração com a OMS. A amostra é composta por escolares de 13 a 17 anos. RESULTADOS: Este estudo incluiu dados de 83 países. O fator de risco mais prevalente foi a inatividade física (mediana=83,3%) e o menos frequente foi a experimentação de cigarro (mediana=17,7%). A maioria dos fatores de risco não se mostraram correlacionados ao PIB e IDH dos paíes, exceto o consumo diário de refrigerantes onde foi observado que quanto mais desenvolvido o país, menor o consumo destas bebidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após observar os dados nota-se que os fatores de risco que mais causam impacto nos adolescentes são a inatividade física (extremamente alta em todos os países) seguido do consumo diários de refrigerante.

PALAVRAS-CHAVE: 1. fatores de risco; 2. adolescentes; 3. determinantes sociais.