A TRANSUBSTANCIAÇÃO: DAS ESPÉCIES DE PÃO E DE VINHO A CORPO E SANGUE DE JESUS

SILVA, Jon Eslen Amorim Da ¹; FERREIRA, Sandro ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Os sacramentos são sinais visíveis e sensíveis da presença de Cristo para a realidade humana, por isso, o sacramento da Eucaristia evidencia a necessidade cotidiana do ser humano por um “alimento espiritual”. OBJETIVOS: Por isso, o presente trabalho visa apresentar e definir o termo “transubstanciação”, conforme os relatos bíblicos da Instituição da Eucaristia e as considerações do Concílio de Trento, destacando sua implicação litúrgica para uma melhor aplicação teológico-pastoral nas comunidades eclesiais. MATERIAIS E MÉTODO: Para tanto, nos utilizamos de diversos materiais bibliográficos que abordam o tema, concernentes à Teologia Sacramental, bem como o Catecismo da Igreja Católica, os escritos Conciliares – especialmente Trento – e dos Padres da Igreja e a Sagrada Escritura. RESULTADOS: Com isso, percebemos que é possível compreender a transubstanciação eucarística como uma transformação que ocorre através das motivações de relação e de sentido, baseadas no contexto do evento realizado. Isso significa que a substância do pão e do vinho adquire um novo significado, sem mudar sua forma física, pois as oferendas continuam sendo pão e vinho, mas recebem um significado especial. Um exemplo disso pode ser visto na nova tradução das orações eucarísticas do Missal Romano, terceira edição típica, que confere um novo significado ao pão e ao vinho: após a consagração eucarística, a grafia das palavras é apresentada como “Pão” e “Vinho”, indicando que são transformados em sua essência íntima. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Deste modo, este estudo evidencia a importância de uma aplicação consciente e profunda do conceito de transubstanciação na prática litúrgica, enriquecendo a vida espiritual e comunitária da Igreja. Porém, estes aspectos ainda precisam ser melhor compreendidos e mais bem vivenciados pela comunidade eclesial.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Transubstanciação; 2. Eucaristia; 3. Pão; 4. Vinho; 5. Transformação.