EMPRESAS BOAS PARA SE TRABALHAR SÃO EMPRESAS BOAS PARA SE INVESTIR DURANTE AS CRISES?

LAJAS, Pedro Lyrio ¹; PICCOLI, Pedro Guilherme Ribeiro ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Negócios Internacionais – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Ao longo dos últimos anos, é possível notar um aumento considerável tanto no investimento quanto no estudo referente às ESGs (Environmental, Social, and Governance) e seus desdobramentos. Observa-se que muitas das grandes empresas estão considerando e se preocupando com essas novas tendências. No entanto, ao atravessar um momento conturbado, como a recente pandemia de COVID-19, surge a questão de como um plano de investimento focado em empresas consideradas boas para se trabalhar pode se comportar. Compreender essa dinâmica é fundamental para os investidores que buscam estratégias robustas e resilientes. OBJETIVOS: Avaliar se as ações de empresas consideras boas para se trabalhar apresentaram desempenho superior à média do mercado brasileiro durante a pandemia do Covid. MATERIAIS E MÉTODO: A análise desse cenário foi conduzida utilizando a lista anual da Great Places to Work (GPTW), que classifica empresas com base em critérios de excelência no ambiente de trabalho. Com base em dados históricos de preços extraídos do Economática, foi possível abordar essa questão através de uma sequência de equações estatísticas, envolvendo principalmente o Teste T e o Índice Sharpe. Esses métodos são amplamente reconhecidos por sua capacidade de avaliar o desempenho de carteiras de investimento em relação ao mercado de referência. RESULTADOS: Os resultados encontrados indicam que com 95% de certeza, a carteira de investimentos focada em empresas consideradas boas para se trabalhar não apresentaram um desempenho estatisticamente superior ao do índice IBOVESPA. Esse achado é crucial, pois sugere que, no contexto brasileiro, o investimento em empresas destacadas pelo GPTW, durante os períodos de crise, não necessariamente trará benefícios financeiros significativos para os investidores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mesmo em tempos de normalidade, o desempenho das empresas listadas pelo GPTW não demonstrou uma vantagem significativa em comparação com o mercado em geral.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Responsabilidade Social Corporativa; 2. ESG; 3. Ativos Intangíveis; 4. Investimentos; 5 Pandemia.