REVITALIZAÇÃO DE RIOS URBANOS: UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA COMPOSIÇÃO DE CENÁRIOS

ROZOV, Renan Bertolini ¹; BERTOLINO, Alessandro ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Ambiental – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Ambiental – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: As mudanças climáticas têm trazido a discussão sobre a necessidade do aumento da resiliência das cidades aos eventos climáticos extremos, uma das frentes de ação das medidas para isso é a reforma dos ambientes urbanos por soluções baseadas em ecossistemas, dentro destas a revitalização de rios urbanos. O advento de tecnologias de geração de imagem por IA pode facilitar uma dificuldade da implantação de novos projetos, a visualização dos cenários futuros para apoio à tomada de decisão. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é analisar a possibilidade de utilização de instrumentos de geração de imagem por inteligência artificial para criação de cenários de revitalização da bacia hidrográfica do rio Belém. MATERIAIS E MÉTODO: Para cumprimento do objetivo geral deste trabalho foi realizada pesquisas e análises de materiais sobre revitalização de rios urbanos e inteligência artificial, identificando ferramentas de geração de imagens. Além disso, a partir de palavras-chave, imagens de cenários de revitalização foram criadas e ajustadas por meio de ferramentas de geração de imagens selecionadas. RESULTADOS: Foi possível estabelecer condições relevantes à projetos de revitalização de rios e prever necessidades que devem ser contidas nos cenários imaginados. Foram geradas paisagem através de diferentes modelos de IA para comparação dos resultados esperados por cada método. O desenvolvimento desta tecnologia traz possibilidades, que encurtam o tempo de experiência necessário para se alcançar resultados similares à profissionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que é possível gerar cenários relevantes para o cumprimento do objetivo, constatando a possibilidade de se usar estas ferramentas, considerando, porém os diferentes resultados de cada método.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Inteligência Artificial; 2. Geração de Imagem; 3. Revitalização de rios.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.