CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO “SABER SER” NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ASSITÊNCIA JURÍDICA II, DE ACORDO COM A MATRIZ POR COMPETÊNCIAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA PUCPR – CAMPUS LONDRINA

TRINDADE, Geovana Lovos ¹; TERRA, Vânia Aparecida ³; MASSAMBANI, Marcelo ³; LARA, Fernanda Correa Pavesi ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A formação de um estudante de Direito deve englobar tanto habilidades técnicas (hard skills) quanto comportamentais (soft skills). Na PUCPR, a abordagem educacional baseada em competências integra o “saber fazer” com o “saber ser”, promovendo o desenvolvimento de soft skills que estejam alinhadas aos valores institucionais da universidade. A metodologia de alinhamento construtivo enfatiza o papel ativo dos estudantes, direcionando a avaliação para os objetivos de aprendizagem e desempenho. As diretrizes curriculares foram atualizadas pela Resolução nº 9 de 2004, que reforça a integração entre teoria e prática por meio de atividades supervisionadas. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) oferece aos alunos a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em casos reais, favorecendo o desenvolvimento de competências práticas. A pesquisa visa criar critérios objetivos de avaliação centrados no “saber ser”, avaliando o desempenho dos estudantes em atividades práticas e analisando a conformidade do NPJ com as normas legais. Baseado em conceitos de competência que incluem conhecimento, habilidades e atitudes, a pesquisa também busca integrar o “saber ser” com o “saber fazer” e o “saber agir”, fundamentando-se em evidências comportamentais aplicadas. OBJETIVOS: O principal objetivo do projeto é elaborar, desenvolver e aplicar critérios de avaliação baseados no guia “Indícios Atitudinais do Saber Ser”, alinhados à matriz da disciplina de Prática de Assistência Jurídica II na PUCPR Campus Londrina. Em colaboração com professores, alunos e um estudante do PIBIC, o projeto também visa testar a eficácia dos recursos didáticos desenvolvidos pelo Núcleo de Excelência Pedagógica, buscando estabelecer critérios que integrem o “saber ser” com o “saber fazer” e o “saber agir”, sustentados em evidências comportamentais. MATERIAIS E MÉTODO: Para alcançar esses objetivos, a pesquisa utilizou o Guia de Indícios Atitudinais, aplicando medidas de psicometria para validar os instrumentos. A primeira etapa envolveu o uso do material baseado no plano de ensino da disciplina de Prática de Assistência Jurídica II, com a participação de docentes, discentes e um estudante do PIBIC. Foram realizados encontros com professores e alunos para ajustar a nova matriz por competências ao plano de ensino. RESULTADOS: Reuniões foram conduzidas para alinhar a nova matriz por competências com o Plano de Ensino da disciplina, resultando na criação de um método avaliativo com checklists, que será aplicado entre abril e junho de 2024. A rubrica de avaliação inclui critérios como comprometimento, superação de desafios, participação e adesão à missão organizacional. O objetivo é integrar habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) na avaliação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa confirma a eficácia da metodologia ativa da Prática Jurídica no desenvolvimento do Saber-Ser dos estudantes. Os resultados indicam que a orientação e avaliação dos professores, combinados participação em atividades práticas, são essenciais para o crescimento pessoal e profissional dos alunos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Direito; 2. Soft and hard skills; 3. Educação baseada em competências; 4. Prática Jurídica; 5. Saber-ser.