IMPLEMENTANDO PRÁTICAS DE REFLECT BACK, REFLECT UP, REFLECT FORWARD E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE

PEREIRA, Murilo Carvalho ¹; MALUCELLI, Andreia ³; BINDER, Fabio Vinicius ³; REINEHR, Sheila Dos Santos ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A crescente demanda por desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis (APPs) tem levado às Instituições de Ensino Superior (IES) a adotarem estratégias para suprir profissionais capacitados para este mercado. A PUCPR, juntamente com a Apple, estabeleceu uma parceria para desenvolver talentos nesta área, por meio de um ateliê de software, denominado Apple Developer Academy, ou Academy. Este ambiente se vale de práticas reflexivas e comunicação não violenta, como forma de potencializar o aprendizado que utiliza o método Challenge Based Learning. Essas práticas não apenas melhoram a comunicação e evitam conflitos, mas também permitem a identificação de melhorias, a formulação de estratégias de gestão e uma melhor preparação para desafios futuros. Além disso, proporcionam um desenvolvimento profissional e pessoal significativo, resultando em profissionais mais qualificados e preparados para o mercado de trabalho. OBJETIVOS: Implementar as práticas de reflect back, reflect up, reflect forward e Comunicação Não Violenta em um ateliê de software. Os objetivos específicos são: compreender os resultados obtidos até o momento no ateliê de software por meio da análise dos estudos longitudinais realizados envolvendo a prática reflexiva; propor melhorias nas práticas do ateliê de software baseadas nos estudos longitudinais realizados e no uso reflect back, reflect up, reflect forward e Comunicação Não Violenta; avaliar as melhorias implementadas. MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa utilizado foi a Design Science Research (DSR) que consiste nas seguintes etapas: Conceituação do problema (descrever o problema), projeto da solução (mapear o problema para uma solução geral), abstração (identificar as decisões críticas de projeto), instanciação (implementar a solução no contexto) e validação empírica (avaliar a eficácia da solução). RESULTADOS: Os resultados obtidos a partir da aplicação dos métodos demonstram que a adoção de práticas de reflexão e de Comunicação Não Violenta foram eficazes para o desenvolvimento de diversas habilidades, como comunicação em equipe, planejamento, desenvolvimento pessoal, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e inovação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo e a aplicação das práticas de reflexão e de Comunicação Não Violenta foram altamente eficazes para a qualidade do desenvolvimento de software, além de serem uma ferramenta potencial para o desenvolvimento profissional futuro dos próprios desenvolvedores.

PALAVRAS-CHAVE: . Ensino de Desenvolvimento de Apps; Reflect forward; Reflect Back; Comunicação Não Violenta; Ateliê de Software.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.