ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

BINIARA, Laura Bruneti ¹; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
Colégio do(a) estudante: Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão (TECPUC)
Supervisor(a): Jésica Fernanda de Souza Gênero
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo trata do tema Estilos de Aprendizagem, o qual a compreensão é essencial para estudantes e atuantes da área da educação, uma vez que seu entendimento permite adaptar técnicas pedagógicas em sala de aula e potencializar a aprendizagem da turma lecionada. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi analisar os Estilos de Aprendizagem predominantes numa amostra de crianças entre 6 e 11 anos de idade do ensino fundamental. MATERIAIS E MÉTODO: Foi utilizado como instrumento de pesquisa o Inventário de Estilos de Aprendizagem Portilho/Beltrami 2.0, e aplicado na Escola Municipal Parque Santa Terezinha, localizada no município de Colombo, Paraná. A partir da adoção de uma abordagem metodológica fenomenológica hermenêutica — uma epistemologia que trata dos significados contextuais, da historicidade e da comunicação do conhecimento das ciências humanas RESULTADOS: Os resultados indicaram uma predominância do Estilo Teórico no grupo pesquisado. A análise de dados foi facilitada por meio de gráficos e tabelas, o que permitiu observar com clareza a discrepância entre este estudo e outros que o antecederam, como o fato de que o estilo comumente encontrado em maioria, inclusive no estudo de Beltrami (2008), é o reflexivo. Foi observado que nenhuma criança da amostra pesquisada demonstrou o estilo ativo de aprendizagem como prevalente, assim como crianças do sexo masculino foram as únicas a apresentar uma combinação ou um empate entre estilos de aprendizagem CONSIDERAÇÕES FINAIS: É possível concluir que o estudo tem relevância para futuras pesquisas a respeito do tema e contribui, significativamente, para o entendimento das preferências de aprendizagem em contextos escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Estilos de Aprendizagem; 2. Inventário Portilho/Beltrami; 3. Fenomenologia Hermenêutica; 4. Escola Pública; 5 Aprendizagem.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.