OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES POLIMÉRICOS CONTENDO ATIVOS PARA POTENCIAL APLICAÇÃO EM EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS

SANTOS, Maria Eduarda Rompala Cezanovski Dos ¹; WITT, Maria Alice ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Química – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Química – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Neste estudo, buscou-se desenvolver e avaliar filmes poliméricos contendo ativos para potencial aplicação em embalagens alimentícias, utilizando resíduos e subprodutos de origem natural. A introdução do projeto destaca a importância do reaproveitamento de resíduos, em especial do setor pesqueiro, para a produção de polímeros como a quitosana, que é biodegradável e apresenta propriedades anti bacteriana. OBJETIVOS: Avaliar a viabilidade desses materiais em embalagens alimentícias, enquanto os objetivos específicos incluíram a seleção de materiais combináveis com a quitosana, avaliação de diferentes composições, caracterização dos filmes obtidos e testes práticos com alimentos. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado envolveu a preparação de soluções de quitosana, extração de amido de feijão macassar, e a confecção de filmes utilizando a técnica de casting. Diferentes composições de filmes foram testadas, incluindo combinações de quitosana, pectina e fécula de mandioca. Os filmes foram analisados quanto à sua estrutura e propriedades funcionais, e posteriormente aplicados em morangos para avaliar sua eficácia na preservação. RESULTADOS: Mostraram que a combinação de quitosana e fécula de mandioca apresentou os melhores resultados em termos de integridade estrutural e preservação dos morangos. Os testes de absorção de água ao longo de uma semana demonstraram que os filmes de quitosana e fécula de mandioca retardaram a perda de umidade dos morangos, comparados aos morangos sem revestimento ou com outras composições de filmes. A análise microscópica revelou a presença de bolhas de ar em algumas composições, o que comprometeu a integridade dos filmes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os filmes poliméricos baseados em quitosana e fécula de mandioca têm potencial significativo para aplicação em embalagens alimentícias, oferecendo propriedades de barreira e preservação que podem contribuir para a segurança e a vida útil dos alimentos. Recomenda-se que estudos futuros explorem outras combinações de materiais e otimizações nos processos de fabricação para melhorar ainda mais a eficiência e a funcionalidade desses filmes.

PALAVRAS-CHAVE: Quitosana; Fécula de Mandioca; Embalagens alimentícias; Preservação de alimentos; Polímeros biodegradáveis.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.