CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPO DE AMOSTRADOR DE AR PARA FINS MICROBIOLÓGICOS

ROSA, Julia Aimi ¹; ROSA, Edvaldo Antonio Ribeiro ³; BIANCHINI, Luiz Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Um dos maiores problemas encontrados em edifícios antigos ou mal arejados é o acúmulo de umidade, incorrendo em crescimento de fungos indutores de hipersensibilidade, num fenômeno conhecido como “síndrome de prédios doentes”. A qualidade do ar, em termos de carga microbiana, é decisiva e deve ser constantemente monitorada. Amostradores de ar são equipamentos que permitem estimar a carga microbiana (fúngica e bacteriana) anemófila; contudo, são caros e inviabilizam sua aquisição. OBJETIVOS: Neste projeto, nosso grupo buscou construir um protótipo de fosse baixo custo e que pudesse ser reproduzido por laboratórios e serviços de monitoramento ambiental. MATERIAIS E MÉTODO: A ideia era utilizar um mini-aspirador de pó portátil que poderia servir como bomba de vácuo para aspirar amostras de ar e as dispersar em um meio líquido por impactação em ciclone, como é feito em alguns sistemas comercializados. RESULTADOS: Nossos resultados, porém, se mostraram insatisfatórios pois foi detectada uma sub-captura de esporos fúngicos (Aspergillus niger) que foram aplicados a frente da “boca” do funil amostrador. Foi levantado que a baixa pressão negativa alcançada pelo mini-aspirador de pó (~9 kPa) deve ser a responsável por esses resultados. A solução encontrada foi a aquisição de uma bomba de vácuo que opera na faixa de 50-120 kPa, o que deve contornar tal problema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda não dispomos de resultados positivos que permitam concluir que o protótipo permite a coleta confiável de esporos fúngicos dispersos na atmosfera. Foi solicitada a aquisição de uma mini-bomba de vácuo que opera na faixa de 50-120 kPa, para a construção de uma nova versão do protótipo. A equipe recebeu tal equipamento nas vésperas da redação deste relatório.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Amostrador de ar; 2. Microbiota anemófila; 3. Prédios doentes