FATORES AMBIENTAIS ASSOCIADAS À ATIVIDADE FÍSICA DE IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

ALVES, Matheus Roberto Schetz ¹; HINO, Adriano Akira Ferreira ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Educação Física – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Idosos tendem a ser o grupo etário menos fisicamente ativo. Neste grupo etário, em especial, características do ambiente (natural, construído ou social) onde vivem tende a ser mais relevante em termos de facilitar ou dificultar a prática de atividades físicas. No entanto, apesar da existência de alguns estudos sobre associações entre características do ambiente e atividade física, nenhuma revisão sumarizou estes achados entre idosos brasileiros OBJETIVOS: Sumarizar os fatores ambientais associados à prática da atividade física de idosos brasileiros MATERIAIS E MÉTODO: Realizou-se uma revisão sistemática, com buscas em nove base de dados eletrônicas. Procurou-se por estudos observacionais originais realizados no Brasil, que analisassem associações entre características do ambiente atividade física. As extrações foram realizadas considerando: 1) característica dos artigos (ex: local do estudo, o ano de coleta de dados e dados das amostras; 2) características do desfecho; 3) características das associações (nível de significância e direção). Para fins de análise, considerou-se a proporção de associações positivas, negativas ou indefinidas de associações testadas, considerando somente os estudos com amostra de idosos RESULTADOS: No total de 71 artigos, foram identificadas 1.310 associações entre características do ambiente construído e atividade física para diferentes grupos etários brasileiros, Destes, 666 contemplavam amostra de idosos, sendo estas associações analisadas. Na atividade física no tempo livre, as características consistentemente associadas foram acessibilidade (31,5% de associações na direção esperada) e existência de “espaço público aberto” (76,7%). Considerando as atividades físicas realizadas no deslocamento, acessibilidade e medidas de caminhabilidade (walkability) tiveram 18,9% e 25% das associações na direção esperada, respectivamente. Por fim, considerando a atividade física global, acessibilidade teve 64,2% de associações esperadas, com “espaço público aberto” apresentando 90% de consistência positiva CONSIDERAÇÕES FINAIS: Características do ambiente como acessibilidade a locais e serviços, espaços públicos abertos e melhor indicador de caminhabilidade, parecem favorecer a prática de atividade física entre idosos. Intervenções ambientais e políticas pública que privilegiem estas características podem contribuir para promoção de atividade física neste grupo etário.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Atividade física; 2. Fatores ambientais; 3. Idosos brasileiros; 4. Atividade física em idosos; 5. Revisão sistemática.