USO DE ESTAÇÕES METEOROLÓGICAS E SENSORES AUTOMÁTICOS DE BAIXO CUSTO NO MONITORAMENTO DO MICROCLIMA EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROFLORESTAL E A PRODUTIVIDADE DOS CULTIVOS DE VERÃO

SCHIMMELPFENG, Gabriel Cury ¹; SOUZA, Pablo Georgio De ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No cenário agrícola atual, o monitoramento das lavouras por meio de estações meteorológicas tornou-se indispensável, permitindo medir parâmetros climáticos como temperatura, umidade, velocidade do vento e precipitação. Essas medições são essenciais para compreender as condições ambientais específicas das áreas de cultivo e calcular a evapotranspiração das culturas, possibilitando a análise detalhada das condições ambientais, o que é crucial para manter as condições ideais do solo e otimizar o uso da água. Com essas informações, é possível calcular a evapotranspiração das culturas utilizando ferramentas como planilhas no Excel e manter o manejo do solo proporcionando condições próximas às ideais para o cultivo. OBJETIVOS: Este trabalho tem como objetivo aplicar a estação meteorológica CICLUS® e seus sensores especializados para o monitoramento microclimático remoto em um sistema agroflorestal durante a safra de verão 2023–2024. MATERIAIS E MÉTODO: O foco foi avaliar o balanço hídrico sequêncial dos cultivos e sua relação com a produtividade de milho e soja em áreas de cultivo agroflorestal comparadas a monoculturas. Com os dados coletados das estações meteorológicas instaladas tanto na monocultura quanto na agrofloresta, foi possível calcular e comparar o balanço hídrico em ambos os ambientes. RESULTADOS: A análise desses dados revelou que a agrofloresta proporciona um microclima mais favorável para a produção, assim verificamos que na agrofloresta a evapotranspiração acaba sendo significativamente menor do que na área de monocultura tendo dias que a diferença chegou a ser superior em até de 25% para o parâmetro. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A combinação da tecnologia das estações meteorológicas com ferramentas de análise resultou em uma pesquisa eficaz, avançando o conhecimento em recursos hídricos e agricultura sustentável, contribuindo para justificar a necessidade de otimizar a produção com o uso de sistemas integrados.

PALAVRAS-CHAVE: Estação meteorológica; Balanço hidríco; Monitoramento;