IMPLEMENTAÇÃO DA CLÍNICAS DE DIREITOS HUMANOS: CONSTRUÍNDO UM PROJETO DE POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO

COSTA, Marcelo Alves ¹; QUEIROZ, Marisse Costa De ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Por meio da pesquisa-ação, esta pesquisa visa contribuir para sanar a lacuna existente nas práticas extensionistas do Curso de Direito da PUCPR (Câmpus Londrina) ao trazer elementos que corroboram para um projeto de criação de uma Clínica de Direitos Humanos. O ensino jurídico clínico utiliza metodologias inovadoras, combinando espaços de ensino, pesquisa e extensão que se dedicam a temas relacionados aos direitos humanos, como direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. A educação jurídica clínica oferece a possibilidade dos estudantes se depararem com uma prática mais engajada, que aborda demandas sociais de acesso aos direitos e incorpora habilidades relacionais e valores éticos. OBJETIVOS: Propor, utilizando o método da pesquisa-ação, um projeto estruturado para criação de uma Clínica de Direitos Humanos no Curso de Direito do Campus Londrina. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia empregada nesta pesquisa-ação compreendeu o levantamento bibliográfico e mapeamento de clínicas de direitos humanos no Paraná, e a elaboração da proposta de projeto para criação de uma CDH no Campus Londrina, com base nos dados coletados e analisados. RESULTADOS: A análise situacional socioeconômica da cidade de Londrina, visando a criação de uma CDH no Campus, revela um cenário complexo e heterogêneo em relação aos direitos humanos. A desigualdade social, a falta de acesso ao emprego e a proteção social, especialmente para grupos vulneráveis como pessoas com deficiência e moradores das regiões periféricas, demandam atenção especial. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A criação de uma Clínica de Direitos Humanos indica a necessidade de atuação em diversas frentes, como desigualdade social, falta de acesso ao emprego, proteção social e direitos das pessoas com deficiência, oferecendo serviços jurídicos gratuitos, desenvolvendo projetos e formando profissionais engajados.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Prática extensionista; 2. Clínica de Direitos Humanos; 3. Pesquisa-ação.