DETERMINAÇÃO DE BIOINDICADORES AQUÁTICOS E CONTAMINANTES DE CORPOS D’ÁGUA NA BACIA DO RIO MIRINGUVA – MOVIMENTO VIVA ÁGUA

VECHI, Maria Julia Jakuboski De ¹; VICENTIN, Rayane De Cássia Cagni ³; PAULA, Rafaela Caldas De ³; CRUZ, Pedro Cazetta Da ³; BIANCHINI, Luiz Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em parceria com o Movimento Viva Água, a presente pesquisa foca na determinação de contaminantes nos corpos d’água da Bacia do Rio Miringuava. A região é caracterizada por extensas plantações de hortaliças, que utilizam como sua principal aliada, agrotóxicos em suas práticas agrícolas. Esses produtos químicos podem ao longo e curto prazo lixiviar-se no solo e alcançar as nascentes dos rios, comprometendo a qualidade da água e afetando negativamente os ecossistemas aquáticos. A pesquisa é pautada na preocupação com a qualidade da água doce disponível para o consumo humano e na necessidade de monitorar a segurança hídrica na região metropolitana de Curitiba. A pertinência desta investigação se atém à importância da água para a vida e a crescente demanda por recursos hídricos de qualidade. OBJETIVOS: O objetivo foi mapear, selecionar e monitorar bioindicadores de qualidade ambiental adequados para avaliar o impacto das ações do Movimento Viva Água na Bacia do Rio Miringuava após o enriquecimento ambiental estabelecido naquelas áreas. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada envolveu a seleção e aceitação de propriedades rurais participantes das ações do Movimento Viva Água, onde foram coletadas amostras de água para as análises microbiológicas, que envolveram testes presuntivos e confirmatórios para coliformes totais e termotolerantes. As coletas foram realizadas regularmente para monitorar os impactos das ações passadas e atuais na qualidade da água. RESULTADOS: As amostragens iniciais indicam que a maioria das alíquotas de água coletadas das propriedades analisadas foram classificadas como Classe 1, aptas para consumo humano após tratamento simplificado. Por conseguinte, a presença de coliformes totais e termotolerantes foi confirmada em níveis variados, destacando a necessidade de intervenções contínuas para melhorar a qualidade da água. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa, em andamento, revela a importância da sequência do monitoramento e da preservação da qualidade da água na Bacia do Rio Miringuava. As ações do Movimento Viva Água têm mostrado impactos muito positivos, mas a continuidade das análises é fundamental para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e a saúde da população local.

PALAVRAS-CHAVE: Poluição Hídrica; Coliformes; Bacia do Rio Miringuava; Movimento Viva Água; Qualidade da Água.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.