RELAÇÃO ENTRE LIBERDADE ECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

MACIEL, Auany Helen Lemos ¹; PICCOLI, Pedro Guilherme Ribeiro ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Econômicas – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente trabalho explora a relação entre liberdade econômica e sustentabilidade ambiental, em um cenário global onde as preocupações com o meio ambiente e as mudanças climáticas estão em ascensão. A relevância desse conceito é evidenciada pela necessidade de integrar práticas sustentáveis em políticas governamentais e estratégias corporativa OBJETIVOS: Analisar se países com maiores níveis de liberdade econômica apresentam melhores desempenhos ambientais, utilizando o Índice de Liberdade Econômica (ILE) e o Índice de Performance Ambiental (EPI). Especificamente, o estudo pretende construir uma base de dados abrangente desses índices, classificar países de acordo com seus níveis de liberdade econômica e verificar se há uma diferença significativa no desempenho ambiental entre países com maior e menor liberdade econômica MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa abrange o período de 2011 a 2020, coletando dados dos índices ILE e EPI. Os países foram agrupados em quartis com base nos seus índices de liberdade econômica, sendo aplicado um teste de médias para comparar os desempenhos ambientais dos diferentes grupos. RESULTADOS: Os achados indicam que países com maior liberdade econômica, como Singapura, Austrália e Nova Zelândia, apresentam índices superiores de desempenho ambiental, evidenciando uma correlação positiva entre liberdade econômica e práticas sustentáveis. Em contraste, países com menor liberdade econômica, como Paquistão, Índia e Moldávia, mostraram desempenhos ambientais inferiores, sugerindo que uma maior liberdade econômica pode estar associada a melhores resultados ambientais CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo conclui que há uma correlação positiva entre liberdade econômica e desempenho ambiental, indicando que políticas que promovem a liberdade econômica podem fomentar práticas mais sustentáveis e inovadoras. Essas conclusões destacam a importância de criar um ambiente econômico que incentive a liberdade de mercado, promovendo a inovação e a sustentabilidade, e reforçam a necessidade de políticas públicas que conciliem crescimento econômico e proteção ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Sustentabilidade ambiental; 2. Índice de Liberdade Econômica; 3. Índice de Performance Ambiental; 4. Desenvolvimento sustentável; 5. ESG/ASG