HORTAS URBANAS: CONSUMO E ESCOLHAS ADEQUADAS DE ALIMENTOS?

HERMÓGENES, Brenda Corisco ¹; PANZENHAGEN, Luany Ramos ³; RIBEIRO, Cilene Da Silva Gomes ²
Curso do(a) Estudante: Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A agricultura urbana, representada pelas hortas urbanas comunitárias, desempenha um papel crucial na segurança alimentar e nutricional através da produção em pequena escala de alimentos. Nesse contexto, as hortas urbanas (HU) têm se mostrado uma estratégia eficaz para promover a saúde e a alimentação adequada. O contato direto com o cultivo e a colheita dos alimentos proporciona aos participantes um sentimento de valorização e cuidado, além de incentivar a adoção de práticas alimentares mais saudáveis. OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar a importância das HU para a melhoria da Segurança Alimentar e Nutricional e garantia do Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas da população de hortelões e hortelãs atuantes no município de Curitiba. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, de cunho quali-quantitativa, realizado a partir de espaços de produção de alimentos, hortas e lavouras urbanas, indicados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no município de Curitiba. A coleta de dados se deu em seis diferentes HU presentes no município, com 25% dos hortelões com idade superior a 18 anos cadastrados em cada uma delas. RESULTADOS: Após conhecimento do padrão do perfil socioeconômico dos hortelões de algumas da Hortas Urbanas em Curitiba, perfil de consumo de grupos de alimentos individuais e o padrão de consumo alimentar, além de aspectos sobre coletividade e saúde que esses indivíduos contemplam é possível entender que os espaço das HU são promotores de Segurança Alimentar e Nutricional, em vista de que o convívio com esse ambiente incentiva o consumo de quem planta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As hortas urbanas também contribuem significativamente para a diversificação da dieta, oferecendo uma variedade de alimentos frescos e nutritivos. Essa prática permite que comunidades tenham acesso a uma alimentação mais saudável, especialmente aquelas que não possuem condições financeiras para comprar alimentos em supermercados ou feiras. Ao cultivar seus próprios alimentos, as comunidades podem reduzir sua dependência de produtos comerciais, muitas vezes caros e menos nutritivos.

PALAVRAS-CHAVE: Horta Urbana; Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentação.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.