ESTUDO NUMÉRICO DA RESILIÊNCIA DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS BRASILEIRAS COM VENTILAÇÃO INTELIGENTE

SILVA, Mariana Alves Da ¹; REHME, Yuri Prestes ³; MENDES, Nathan ³; LOPES, Marcos Batistella ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânia – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente estudo aborda a resiliência de residências brasileiras com foco na ventilação inteligente, avaliando o impacto das mudanças climáticas no consumo energético e na Qualidade do Ar Interno (QAI) de edificações em Curitiba. OBJETIVOS: A pesquisa visou analisar o impacto das mudanças climáticas na QAI e no consumo de energia das edificações, utilizando simulações computacionais baseadas em diferentes cenários climáticos projetados para os anos de 2050 e 2080. MATERIAIS E MÉTODO: Foram empregados arquivos climáticos do Test Reference Year (TRY), Typical Meteorological Year (TMYx) e Solar and Wind Energy Resource Assessment (SWERA). A metodologia morphing foi implementada utilizando as ferramentas CCWorldWeatherGen e o modelo HadCM3, juntamente com o software Future Weather Generator para projetar as condições climáticas para 2050 e 2080 e, assim, aplicaram-se Simulações de Desempenho Predial (BPS – Building Performance Simulation) utilizando o acoplamento Domus-Contam. RESULTADOS: Em todos os cenários houve previsão consistente de aumento das temperaturas e umidade relativa média, dentre os quais as projeções do TRY foram mais intensas, enquanto as do TMYx foram mais moderadas. A implementação de sistemas de ventilação inteligente mostrou-se eficaz na melhoria da QAI, com reduções significativas nos Anos de Vida Ajustados por Incapacidade (DALYs – Disability-Adjusted Life Years) especialmente em cenários futuros mais críticos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O sistema de ventilação inteligente demonstrou ser uma solução eficaz para melhorar a QAI e reduzir os impactos negativos na saúde dos ocupantes. A variação nos dados climáticos utilizados reforça a necessidade de uma base de dados extensa e consolidada, bem como a avaliação contínua de diferentes métodos de projeção climática.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Mudanças climáticas; 2. Domus; 3. Resiliência climática; 4. Building Performance Simulation; 5 Contam.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.