DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS E ROTEIROS PARA UTILIZAÇÃO DE QUADRINHOE E MANGÁS NO ENSINO DA BIOLOGIA CELULAR E MICROBIOLOGIA – MAGIC CELLS PROJECT

BONAMIGO, Anne Sophia Lopes ¹; RODRIGUES, Mileny Mendez Santiago ³; BIANCHINI, Luiz Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Para tornar a ciência acessível, o presente projeto de iniciação científica criou histórias em quadrinhos (HQ) com o título de série “Magic Cells” inspiradas em “Cells at Work” e “Osmosis Jones”. A primeira HQ desenvolvida buscou tratar de tema relacionado ao metabolismo bacteriano e aspectos adaptativos. Buscou-se enfatizar os processos aeróbios e anaeróbios, além da transferência de características de resistência através de plasmídios. A segunda HQ buscou focar estruturas celulares, contextualizando sua vida dentro de um estudo clínico de doença celíaca. O foco da segunda HQ está em apresentar as organelas celulares e suas relações com a manutenção da vida da célula e apoptose. HQs e animes são ferramentas eficazes no ensino de biologia, simplificando conceitos complexos e aumentando o interesse dos alunos. OBJETIVOS: Com a criação e conceituação de um projeto de HQs para serem lidas em salas de aula, nomeado Magic Cells, o objetivo foi de selecionar certos cenários e características biológicas e, por meio da criação de uma narrativa com versões antropomorfizadas de entidades celulares procarióticas e eucarióicas, conseguir explicar os processos e conceitos com sujeitos mais concretizados, fazendo-os mais digeríveis para o entendimento. MATERIAIS E MÉTODO: a partir de encontros semanais, realizou-se brainstorm para definição de temas e desenvolvimento de roteiros. Uma vez definidos os temas, os livros texto de Biologia Celular e Microbiologia foram consultados, além das ferramentas de busca como Google. Os roteiros foram desenvolvidos e posteriormente foram criados os personagens buscando manter a correlação “estrutura e função”. RESULTADOS: A HQs “Uma Questão de Fôlego” (já concluída) introduz o leitor ao ciclo de vida de diferentes espécies bacterianas crescendo em estufa microbiológica. Apresenta a busca de Lactobacillus sp. por adaptação e resistência. A HQ “Mudança de Planos” (estágio de desenho digital) explica a resposta imune ao glúten, demonstrando como o núcleo realiza o controle da atividade metabólica celular e o papel das organelas, com ênfase na participação da mitocôndria no processo de apoptose. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sendo composto de duas HQs com estilos artísticos variados e comprimentos diferentes de roteiro, o processo final indicou a importância de determinar propriamente o nível de complexidade visual ideal para uma história em quadrinhos tendo em mente um contexto de potencial serialização futura e limites de data exigidos para seus términos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ensino de Biologia; 2. Ilustrações; 3. Quadrinhos; 4. Lúdico; 5. antropomorfismo.