AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO DO GENE FOXP3 EM NEONATOS DE MÃES INFECTADAS POR SARS-COV2 DURANTE A GESTAÇÃO

SAKAMOTO, Karina Hikari ¹; SILVA, Aline Vitali Da ³; OLIVEIRA, Carlos Eduardo Coral De ³; FREDERICO, Regina Célia Poli ³; REICHE, Edna Maria Vissoci ³; BELLO, Valeria Aparecida ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A COVID-19, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, tem causado impactos profundos na resposta imunológica dos indivíduos, resultando em diversas complicações associadas à infecção viral. A infecção durante a gestação é uma preocupação particular, uma vez que pode influenciar o desenvolvimento imunológico da criança. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da infecção materna por SARS-CoV-2 durante a gestação sobre a expressão do gene FOXP3 em neonatos. O FOXP3 é um gene importante para a regulação das células T reguladoras e a manutenção da homeostase imunológica, desempenhando um papel fundamental na prevenção de respostas autoimunes e na modulação da resposta imunológica. MATERIAIS E MÉTODO: A amostra piloto do estudo consistiu em 16 neonatos nascidos de mães que foram diagnosticadas com COVID-19 durante a gestação. Para avaliar a expressão do gene FOXP3, foram coletadas amostras de sangue, seguida de extração e quantificação do RNA utilizando a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa (RT-PCR). RESULTADOS: Os resultados demonstraram uma diminuição significativa na expressão do FOXP3 nos neonatos cujas mães foram infectadas pelo SARS-CoV-2. Esses achados indicam que a infecção materna por SARS-CoV-2 pode impactar negativamente a regulação imunológica neonatal, potencialmente afetando o desenvolvimento neurológico dos neonatos e aumentando o risco de condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esses achados destacam a importância de monitorar a saúde a longo prazo de crianças nascidas de mães infectadas por COVID-19 e ressaltam a necessidade de pesquisas adicionais para elucidar os mecanismos subjacentes à disfunção imunológica induzida pela infecção viral durante a gestação. Entender como a infecção materna por SARS-CoV-2 impacta o desenvolvimento do sistema imunológico dos neonatos é fundamental para desenvolver estratégias preventivas e terapêuticas que protejam a saúde das futuras gerações.

PALAVRAS-CHAVE: 1. FOXP3; 2. SARS-CoV-2; 3. Transtorno do Espectro Autista; 4. Regulação Imunológica; 5 Neurodesenvolvimento.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.