O PROGRAMA DE EXCHANGE DA PUCPR

OLIVEIRA, Daniel Lira De ¹; FONTANINI, Carlos Augusto Candeo ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O processo de internacionalização das universidades tem crescido nos últimos anos, impulsionado principalmente pela globalização na área educacional. O capital intelectual é uma das riquezas das sociedades e está associado ao seu conhecimento, que gera novas descobertas, invenções e incrementos tecnológicos cada vez mais acelerados e profundos. Esse panorama tem impulsionado o movimento de internacionalização da educação superior. A necessidade de uma nova cultura de colaboração e cooperação entre instituições internacionais é fundamental para criar e encontrar soluções em conjunto para o futuro da educação superior. Uma das tendências mais prejudiciais das últimas décadas é a ideia de que existe um modelo único de universidade determinado por classificações uniformes que todos deveriam tentar imitar. OBJETIVOS: Identificar os motivos pelos quais os estudantes estrangeiros escolhem a PUCPR para fazer seus intercâmbios. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada revisão bibliográfica, tendo como foco principal a identificação dos fatores e modelos de análise de motivação comuns a literatura, para uso sobre os dados coletados, com o modelo desenvolvido por Lima e Maranhão, sendo identificado como o de maior impacto na literatura levantada, mas também o que melhor se adapta ao ferramental analítico a ser utilizado, o software WebQDA. Para facilitar o registro, a análise e a interpretação dos dados coletados foram utilizadas o software WebQDA – Qualitative Data Analysis. Esse software foi desenvolvido numa parceria entre a empresa Esfera Crítica e o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, do Departamento de Educação, da Universidade de Aveiro, ambos de Portugal. Basicamente, o WebQDA é composto pelo Sistema de Fontes e a Codificação. As fontes são divididas em fontes internas, fontes externas e notas. A codificação é estruturada em nós, que são subdivididos em nós em árvore e os nós livres, gerando posteriormente registro e contabilidade de palavras e enunciados codificados. RESULTADOS: Foram identificados fatores de motivação ligados a onze dos treze fatores presentes no modelo, com o fator de “valorização das competências desenvolvidas” sendo o mais presente em todos os níveis de análise, mas, por outro lado, com fatores socioculturais de qualidade de vida e interesse na cultura e geografia locais também com grande presença, apontando para questões de gestão do processo de internacionalização. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foram identificados os motivos pelos quais os estudantes estrangeiros escolhem a PUCPR, e estes motivos são validados pela literatura extante. Ao mesmo tempo, existe diferença entre a motivação mais comum identificada na PUCPR e aquelas das universidades federais brasileiras, o que pode advir também de uma limitação do estudo, que é de ter trabalhado somente com estudantes da Escola de Negócios da instituição.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Internacionalização; 2. Exchange; 3. Programa Exchange PUCPR; 4. Statement of Purpose; 5 Escola de Negócios PUCPR.