IMPACTO DOS TRANSTORNOS DO SONO NA SAÚDE MENTAL DOS PACIENTES COM TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE

MUNARETTO, Chiara Ignêz Dantas ¹; MINHOTO, Gisele Richter ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Os transtornos de ansiedade são os mais prevalentes entre os transtornos de saúde mental, caracterizados por medo e ansiedade excessivos, levando a comportamentos evitativos e alterações significativas na qualidade de vida. Estes transtornos incluem transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico e transtorno de ansiedade social, frequentemente comórbidos entre si e com o transtorno depressivo maior. Os transtornos de sono, especialmente a insônia, estão intimamente ligados à ansiedade, formando um ciclo vicioso onde a falta de sono aumenta a ansiedade e vice-versa OBJETIVOS: O objetivo desta revisão sistemática foi explorar a ligação entre transtornos de sono e de ansiedade, avaliando a prevalência, consequências e possíveis tratamentos para essa comorbidade. MATERIAIS E MÉTODO: . Foram incluídos nesta revisão os estudos publicados entre 2000 e 2024 que abordaram a prevalência, as consequências e as intervenções terapêuticas para o transtorno de ansiedade e de insônia. Foram excluídos aqueles cuja população estudada era com menores de 18 anos e os com metodologia inadequada. A seleção e avaliação dos estudos foram conduzidas por dois revisores independentes utilizando ferramentas padronizadas. RESULTADOS: Os estudos que entraram nesta revisão mostraram existir uma relação bidirecional entre os transtornos do sono e os transtornos de ansiedade e, que a presença de insônia pode agravar os transtornos de ansiedade, assim como permanência da insônia após o tratamento da ansiedade pode manter o ciclo insônia-ansiedade. Mostraram ainda, existir variações das alterações do sono conforme o transtorno de ansiedade, mas de uma forma em geral há diminuição do tempo de sono e da continuidade do sono e aumento do tempo para adormecer (latência do sono). Dentre as possíveis explicações levantadas para a relação entre esta comorbidade estão: a associação entre os sintomas de ansiedade (ruminações e preocupações excessivas) e o maior tempo para adormecer e o prejuízo da qualidade do sono e, uma hiperexcitação fisiológica como um fator etiológico subjacente dos dois quadros. Dentre os tratamentos avaliados, a terapia cognitivo-comportamental para a insônia (TCC-I) mostra ser uma abordagem eficaz para o tratamento da insônia e melhorando a resposta ao tratamento dos transtornos de ansiedade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Há uma relação entre o transtorno de insônia e os transtornos de ansiedade e a presença desta comorbidade interfere negativamente na permanência destes quadros, assim como na resposta ao tratamento. Assim, há necessidade de identificar e tratar o quadro de insônia nos pacientes com transtornos de ansiedade, para quebrar este ciclo vicioso e melhorar os resultados dos tratamentos e a qualidade de vida destes pacientes.

PALAVRAS-CHAVE: 1. ansiedade; 2. transtorno de ansiedade; 3. transtorno de sono; 4. insônia

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.