AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ENTRE CIRURGIÕES-DENTISTAS E PACIENTES PARA MARCAÇÃO DE CONSULTAS

LEPPER, Beatriz Mendonça ¹; GASPARELLO, Gil Guilherme ³; BARK, Mohamad Jamal ³; SEMAAN, Henrique Brunetti ³; CASTILHOS, Jussimar Scheffer ³; LEPPER, Beatriz Mendonça ³; YAMAGUCHI, Giovanna Purkote ³; ROZYSCKI, Jacqueline De Almeida Antunes ³; TANAKA, Orlando Motohiro ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A moderna Odontologia busca proporcionar a melhor experiência ao paciente, destacando a importância da relação entre dentista e paciente e do contato fora do consultório. Atualmente as redes sociais desempenham um papel significativo nesse cenário, facilitando a comunicação e oferecendo diferentes maneiras de interação. OBJETIVOS: Este estudo tem como propósito aprofundar a compreensão das preferências de comunicação entre cirurgiões-dentistas e pacientes. Explorar os meios de comunicação mais utilizados e preferidos pelos pacientes odontológicos, incluindo o agendamento e o conteúdo das mensagens. Analisar se há preferência por contato direto, comunicação por meio de aplicativos móveis ou websites, e quais são as vantagens e desvantagens de cada um desses canais. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizados questionários aplicados a 109 participantes, maiores de 18 anos e sem formação acadêmica em Odontologia, com a coleta de dados feita via link nas redes sociais usando a plataforma QUALTRICS. Os participantes foram solicitados a compartilhar suas preferências de comunicação, utilizando uma escala Likert. As opiniões dos entrevistados foram coletadas em uma escala de 1 a 5. RESULTADOS: A maioria dos participantes prefere ser contatada por mensagem, tanto pela secretária quanto pelo dentista, em vez de ligações telefônicas. O contato automatizado ou via bots foi menos preferido, indicando uma tendência por abordagens mais rápidas e personalizadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A preferência dos pacientes em serviços odontológicos é pela comunicação por mensagens, intermediada pela secretária. A maioria aceitou tanto ligações quanto mensagens da secretária, com uma clara preferência por mensagens. Quando o contato era direto com o dentista, a preferência por mensagens era ainda mais evidente. Os participantes demonstraram maior aceitação do contato com a secretária em comparação ao dentista. Em relação a atendimentos por bots e agendamentos online, a maioria respondeu de forma negativa.

PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Cirurgião-dentista; Consulta; Rede sociais.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.