TEOLOGIA, BIOÉTICA E SAÚDE

BIESDORF, Anelise Wenningkamp ¹; SOUZA, Waldir ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Teologia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Ao observar o atual cenário histórico da era digital é consenso entre as ciências que a saúde, em todas as suas esferas, é o bem mais impactado pelos exageros e má gestão de todo o aparato biotecnocientífico. Contudo, é uma realidade contemporânea e não passível de retrocesso. Portanto, o desafio é colocar as ciências em diálogo a fim de minimizar os “efeitos colaterais” das atuais gerações, ainda deslumbradas com a era das ofertas tecnológicas, porém, sem a real noção das consequências devastadoras e irreversíveis que esse tempo poderá causar às pessoas e ao planeta. Ou seja, os avanços científicos tecnológicos trouxerem consigo muitos benefícios, no entanto, em paralelo, grandes reveses que carecem de urgentes intervenções, antes que danos ainda maiores possam acontecer. OBJETIVOS: Identificar e analisar as relações entre Teologia, Bioética e Espiritualidade a partir das vulnerabilidades já existentes na vida e na saúde das pessoas. Investigar de que forma a Teologia e a Bioética podem se unir em benefício de uma sociedade mais saudável nas atuais circunstâncias. MATERIAIS E MÉTODO: Dedutivo bibliográfico, de abordagem qualitativa a partir das obras de: MARTINS, Alexandre Andrade. “Bioética, Saúde e Vulnerabilidade em defesa da dignidade dos vulneráveis” e ÁLVAREZ, Francisco. “Teologia da Saúde”. RESULTADOS: A pesquisa indica uma série de fatores humanos, políticos sociais e econômicos que desencadeiam sofrimentos, doenças e morte, principalmente aos mais vulneráveis que não tem acesso a parte benéfica da evolução tecnocientífica, mas, ficam à margem. A esses, sobra apenas os malefícios do avanço desenfreado que desemboca nas periferias, e no meio ambiente que sofre com a falta de políticas públicas capazes de respaldar a demanda e a velocidade das tecnologias. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os malefícios transitam pela saúde do meio ambiente, mas também nas “saúdes” do ser humano que, urgem uma compreensão mais subjetiva que apenas ter um corpo íntegro. A saúde integral adentra na forma como se vive a vida aceitando com serenidade o que é inerente à condição humana, no entanto com responsabilidade individual e coletiva sobre as decisões e ações que determinam as histórias biológicas e biográficas. A participação da Teologia e da Bioética, com seus desdobramentos, tem a missão de cooperar em possíveis soluções ou alternativas no intuito de minimizar os danos que desafiam a sociedade no atual momento histórico.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Teologia; 2. Bioética; 3. Espiritualidade; 4. Vulnerabilidade; 5. Saúde.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.