A CORREÇÃO POR PARES PARA A REESTRUTURAÇÃO DA SEQUÊNCIA EXPLICATIVA/EXPOSITIVA-ARGUMENTATIVA NA RESCRITA DO GÊNERO ARTIGO ACADÊMICO

BARRENTIN, Leonardo Kominek ¹; BROOCK, Karina Pacheco Dos Santos Vander ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Ao ingressarem no ensino superior, estudantes de diversos cursos precisam ler e produzir gêneros discursivos que circulam nesse espaço. No entanto, muitos não apresentam a autonomia necessária a essa tarefa. Por isso, há programas de nivelamento acadêmico em várias instituições de ensino superior, nos quais é ofertado suporte para produção e revisão textual com estudantes mais experientes. OBJETIVOS: A partir dessa lógica, esta pesquisa busca analisar o processo de reformulação das sequências explicativas-expositivas e das argumentativas no gênero artigo acadêmico a partir do feedback por pares, verificando as contribuições dessa intervenção para a promoção do letramento acadêmico e construção da autonomia de estudantes de Letras Português-Inglês. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa, de cunho qualitativo, baseou-se na análise das gravações de onze atendimentos realizados pelo estudante-pesquisador, atuante como estagiário no Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento do PUCPR Acolhe, com duas estudantes do curso de Letras Português-Inglês da PUCPR. Dessas interações, foram escolhidas três intervenções em que houve adequação das sequências textuais previamente desenvolvidas. RESULTADOS: Da análise dos dados coletados, verificou-se a necessidade de adequações pontuais nas sequências textuais, o que comprometeu uma verificação mais aprofundada de ocorrência de eventos de letramento acadêmico na perspectiva ideológica. Ainda, nos casos em que algum diálogo era travado, havia apenas aquiescência das estudantes quanto às sugestões apresentadas pelo estagiário. Apesar disso, foi possível verificar que o fato das participantes da pesquisa e outros estudantes da instituição buscarem apoio para a adequação da escrita acadêmica evidencia, por si só, a promoção do letramento acadêmico nas perspectivas autônoma e ideológica, uma vez que os estudantes, ainda que indiretamente, querem adequar suas produções para que circulem na comunidade acadêmica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A busca por soluções imediatas, como a correção de artigos a serem apresentados em bancas de trabalho de conclusão de curso, ainda é o motivo principal que leva estudantes a buscaram programas de auxílio à escrita acadêmica. No entanto, o fato de compartilhar o texto e estar aberto a opiniões de terceiros (no caso, um colega de faculdade com um pouco mais de experiência com produção e revisão textual) pode implicar eventos de letramento acadêmico sob a perspectiva ideológica, a depender da postura assumida e da forma como os estudantes negociam as informações trocadas nos atendimentos.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Letramento acadêmico; 2. Modelo dialógico de letramentos; 3. Sequências textuais explicativas-expositivas e argumentativas; 4. Feedback por pares.