DETERMINAÇÃO E MONITORAMENTO DE BIOINDICADORES TERRESTRES NA BACIA DO RIO MIRINGUVA – MOVIMENTO VIVA ÁGUA

VICENTIN, Rayane De Cássia Cagni ¹; VECHI, Maria Julia Jakuboski De ³; PAULA, Rafaela Caldas De ³; CRUZ, Pedro Cazzetta Da ³; BIANCHINI, Luiz Fernando ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A bacia hidrográfica do Rio Miringuava, uma parte essencial do Rio Iguaçu, desempenha um papel crucial no fornecimento de água para São José dos Pinhais. No entanto, um novo desafio surge com o projeto da Sanepar para construir uma barragem, destinada a criar um reservatório que atenda integralmente às demandas hídricas da cidade. Atualmente, essa bacia já atende os habitantes, além de sustentar indústrias e a produção agrícola local. A construção dessa barragem, no entanto, levanta preocupações ambientais significativas, pois pode impactar a biodiversidade regional, ameaçando a fauna e flora locais e afetando a cadeia alimentar. OBJETIVOS: Este estudo busca identificar bioindicadores eficazes para monitorar os impactos da construção da barragem na Bacia do Rio Miringuava. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foram utilizadas armadilhas do tipo pitfall, estrategicamente distribuídas em quadrantes nas propriedades em uma distância de aproximadamente 10m entre eles, para coletar insetos da fauna edáfica. RESULTADOS: Os resultados mostraram uma diversidade significativa de bioindicadores, como formigas, conhecidas por sua sensibilidade às mudanças ambientais, fornecendo informações valiosas sobre as alterações ecológicas na região. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, a implementação criteriosa de bioindicadores é fundamental para monitorar continuamente as mudanças no ecossistema da Bacia do Rio Miringuava diante da construção da barragem. O “Projeto Viva Água”, com sua abordagem integrada de conservação e monitoramento ambiental, emerge como uma estratégia promissora para mitigar os impactos ambientais e preservar a rica biodiversidade local. Este projeto enfatiza a necessidade urgente de políticas sustentáveis para a gestão dos recursos hídricos e a proteção dos ecossistemas terrestres e aquáticos da região, assegurando um ambiente saudável para as futuras gerações.

PALAVRAS-CHAVE: Bacia do Rio Miringuava; Barragem; Bioindicadores; Impactos ambientais; Conservação

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.