CLÍNICAS DE DIREITOS HUMANOS COMO PRÁTICA EXTENSIONISTA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

GONÇALVES, Nathalia Bianca ¹; QUEIROZ, Marisse Costa De ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O trabalho visa revisar a literatura sobre Clínicas Jurídicas, com foco nas Clínicas de Direitos Humanos, para entender sua estrutura e metodologias segundo publicações brasileiras. Destaca a importância da integração de ensino, pesquisa e extensão na formação dos estudantes, mas aponta a falta de atividades de extensão no Curso de Direito do Campus Londrina que pode ser corroborada pelo ensino clínico, que orienta os estudantes de direito a adquirirem habilidades práticas em um ambiente real de prestação de serviços legais com responsabilidades públicas e intervenção social. Participando desses programas, os estudantes de direito desenvolvem competências essenciais para se tornarem profissionais eficazes no campo jurídico. Os docentes adotam abordagens de aprendizado participativas e experimentais, capacitando os estudantes a se tornarem protagonistas em questões éticas e de justiça na prática profissional. OBJETIVOS: Revisar a literatura relacionada à estrutura e métodos utilizados nas Clínicas de Direitos Humanos publicada em revistas cientificas no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: O presente plano de trabalho utilizou o método da revisão da literatura standart como técnica de pesquisa para analisar e sintetizar as informações publicadas sobre clínicas de direitos humanos, por meio da seleção de artigos, extração dos dados sobre a estrutura e os métodos utilizados nessa modalidade de ensino jurídico, para apresentar evidencias a partir da produção científica da área. RESULTADOS: A aplicação do método exigiu da estudante o planejamento da pesquisa a partir de um roteiro para a revisão de literatura. Apesar de termos observado a possibilidade de se realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o tema, optou-se pela revisão conforme planejamento inicial, aproveitando-se algumas técnicas da revisão sistemática para refinar a revisão standart aqui proposta, principalmente na coleta de materiais. Na fase final da pesquisa, a estudante finalizou a coleta das referências bibliográficas, promovendo a organização da revisão de literatura e a coleta dos artigos científicos que foram analisados. Esta etapa de organização e planejamento incluiu o preenchimento do roteiro, organização do material, com a coleta dos artigos completos em .pdf, inclusão em software de referências bibliográficas (Zotero) e a elaboração de tabela com os artigos selecionados, a escrita da revisão de literatura a partir de 9 estudos selecionados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa destaca que as Clínicas de Direitos Humanos são iniciativas acadêmicas que combinam a prática do direito com programas comunitários, promovendo justiça social e direitos fundamentais. Elas utilizam metodologias que incentivam a participação e intervenção social, proporcionando aos estudantes da PUCPR (Campus Londrina) conhecimento prático e teórico, além de desenvolver responsabilidade ética e social.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ensino jurídico; 2. Práticas extensionistas; 3. Clínicas de Direitos Humanos; 4. Revisão da literatura.