IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS INDICADORES DE DESEMPENHO DA QUALIDADE DO AR INTERNO (IAQ)

BRAZ, Guilherme Oliveira ¹; MORTARI, Daniela Andresa ³; MENDES, Nathan ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecatrônica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia Mecânica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Nas residências, diversas fontes de poluição derivam de atividades rotineiras como preparação de alimentos, aquecimento, a própria ocupação, além de poluentes provenientes de materiais de construção, mobília e da poluição trazida de fora para dentro. Ao se considerar que as pessoas passam até 90% do tempo em ambientes fechados, o desenvolvimento de estratégias para reduzir o impacto dos poluentes nos índices de qualidade do ar interior (QAI) é de grande relevância. OBJETIVOS: Neste contexto, o presente projeto teve como objetivo calcular os indicadores de performance da QAI e quantificar a exposição cumulativa dos ocupantes em residências brasileiras. MATERIAIS E MÉTODO: Esse estudo foi realizado por meio da análise dos dados obtidos através de uma enquete (a qual coletou informações sobre a rotina das famílias brasileiras) e por meio do software CONTAM, foram realizadas a simulação e avaliação numérica dos dados coletados, para avaliar o comportamento e a influência da ventilação na dispersão dos poluentes. O estudo de caso usado na simulação teve como base o projeto padrão para casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”. RESULTADOS: Os resultados revelam que a QAI nas residências brasileiras é significativamente impactada pelas atividades diárias dos ocupantes, especialmente durante o preparo de alimentos, onde picos de PM2.5 e CO2 foram observados. A concentração de CO2 pode ultrapassar 1000 ppm sem ventilação adequada, afetando outros cômodos, assim comprometendo a saúde dos moradores. A exposição cumulativa aos poluentes destaca a necessidade de intervenções para melhorar a ventilação, visto que a ventilação natural, embora benéfica, pode ser insuficiente para a dispersão dos poluentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados destacam a necessidade de estratégias de ventilação e controle de poluentes nas residências brasileiras. A identificação de fontes internas de poluição e a correlação com os níveis de poluentes medidos fornecem uma base sólida para futuras intervenções, como ventilação inteligente. A falta de conscientização sobre a poluição do ar interno entre os respondentes ressalta a importância da educação sobre QAI.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Qualidade do ar interno (QAI); 2. residências; 3. CONTAM; 4. atividades dos ocupantes; 5. ventilação.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.