AVALIAÇÃO DO PERFIL DE COMORBIDADES, FATORES ASSOCIADOS AO COVID E COMPLICAÇÕES EM GESTANTES

PEREIRA, Guilherme Iancoski ¹; BIGNARDI, Paulo Roberto ³; MELO, Luiz Gustavo Piccoli De ³; JULIANI, João ³; GOMES, Bruna Keller De Araújo ³; FERNANDES, Karen Barros Parron ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Infecções virais e bacterianas durante a gestação podem estar associadas com o aumento do risco transtornos do neurodesenvolvimento dos filhos. Assim, a infecção pelo SARS-CoV2 durante o período gestacional poderia acarretar efeitos deletérios significativos para a mãe e para os filhos. OBJETIVOS: O projeto teve por objetivo avaliar possível associação com características clínicas, caracterização dos sintomas e infecção nas mães infectadas por COVID-19 e sua correlação com complicações gravídicas. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo é uma coorte prospectiva de mães que foram ou não infectadas por COVID-19 durante a gestação. Foram aplicados questionários, incluindo informações sociodemográficas, histórico médico das pacientes, complicações gravídicas sintomas apresentados durante o quadro, uso de medicação, possíveis complicações da infecção. RESULTADOS: Participaram do estudo 151 participantes, sendo 103 mulheres do grupo controle (68,2%) e 48 mulheres do grupo COVID (31,8%). Os grupos foram pareados em relação às características sociodemográficas (idade, escolaridade e nível socioeconômico). A idade média das participantes foi de 27,75 ± 5,5 anos. Verificou-se maior prevalência de complicações durante a gestação no grupo de pacientes que tiveram COVID (Qui Quadrado = 4,03 e p=0,04). Das pacientes do grupo caso, 9 participantes relataram gravidade da doença, correspondendo a 18,8% da população estudada, necessitando de hospitalização durante o período. Contudo, necessidade nenhuma referiu necessidade de suporte ventilatório ou internação na UTI durante a infecção pela doença. Em relação às complicações no grupo COVID, verificou-se associação estatística onde as pacientes com maior gravidade foram as que apresentaram mais complicações (Teste Exato de Fisher = 5,4 e p=0,02). Além disso, onze gestantes do grupo caso (30,6%) relataram a administração de fármacos durante a infecção. Ainda, somente uma das 48 pacientes infectadas ficou totalmente assintomática durante a infecção por COVID-19 e 24 (50,0%) relataram a persistência de sintomas após o término da infecção. Dos sintomas persistentes mais prevalentes, pode-se destacar as alterações no olfato e paladar, assim como cansaço e mialgia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados deste estudo pretendem contribuir para a verificação dos impactos de longo prazo no processo de neurodesenvolvimento de crianças cujas mães tenham sido expostas ao SARS-CoV2 durante a gravidez, assim como possibilitar a correlação de dados entre a infecção por COVID-19 e complicações gravídicas observadas.

PALAVRAS-CHAVE: Gravidez; COVID-19; complicações gravídicas; sintomas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária Inclusão Social no programa PIBIC.