15 ANOS DO CURSO DE GASTRONOMIA DA PUCPR: COMPILADO DE RECEITAS DA CONFEITARIA

ROCHA, Isabela Da Cruz ¹; CRUZ, Eloize Augusta Da ²
Curso do(a) Estudante: Superior De Tecnologia Em Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este projeto de pesquisa visa mapear e analisar as receitas de confeitaria desenvolvidas ao longo dos 15 anos do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A pesquisa tem como foco a identificação, catalogação e avaliação das receitas presentes nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) dos alunos, com o objetivo de destacar a evolução das técnicas e o impacto histórico, social e cultural das preparações. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa é realizar um levantamento detalhado das receitas de confeitaria presentes nos TCCs do curso, analisando as técnicas utilizadas, a inclusão de ingredientes brasileiros e as influências culturais. Especificamente, busca-se identificar e catalogar as receitas, testar e analisar as preparações selecionadas, e valorizar as contribuições acadêmicas na área da confeitaria. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa adotou uma abordagem bibliográfica longitudinal e retrospectiva, com análise descritiva dos dados coletados. Os TCCs foram localizados através do sistema Pergamum e de busca direta com autores e orientadores. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para garantir a relevância e a integridade dos dados. As receitas selecionadas foram testadas em cozinhas experimentais da PUCPR. RESULTADOS: Os resultados foram documentados através de fotografias para compor um livro de receitas. A pesquisa destacou a evolução das técnicas de confeitaria e a adaptabilidade das receitas desenvolvidas pelos alunos da PUCPR. Os dados demonstram a inclusão de ingredientes brasileiros e a adaptação às necessidades dietéticas, refletindo as tendências atuais na gastronomia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A valorização das receitas autorais e a análise crítica das preparações realizadas durante o estudo não só enaltecem a confeitaria como uma expressão cultural e artística, mas também sublinham a importância da pesquisa acadêmica na área gastronômica. O trabalho reafirma a relevância de um olhar cuidadoso e metódico sobre a evolução das técnicas e ingredientes, destacando o impacto histórico, social e cultural das preparações desenvolvidas ao longo dos anos pelos alunos da PUCPR. A criação de um livro de receitas, documentado por meio de fotografias, serve como um legado duradouro, que perpetua o conhecimento e a inovação na confeitaria, refletindo as tendências contemporâneas e o uso de ingredientes brasileiros.

PALAVRAS-CHAVE: Confeitaria. Gastronomia; Receitas autorais;Trabalho de conclusão de curso.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.