AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES FORMULADOS PARA SOLUÇÃO NUTRITIVA EM CULTIVO DE TOMATE SOB FERTIRRIGAÇÃO

STANISKI, Pedro Guilherme ¹; PIERRI, Leticia De ²
Curso do(a) Estudante: Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Agronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A tomaticultura brasileira enfrenta diversos desafios para alcançar uma boa produtividade e manter a viabilidade econômica da cultura. Nesse contexto, um dos maiores custos durante a safra é com a nutrição das plantas, onde o mercado oferece diversas opções de formulações comerciais para o produtor rural, porém não há comprovação sobre quais opções são as mais eficientes, sendo necessário identificar a mais eficiente dentre as formulações disponíveis. OBJETIVOS: Estudar os efeitos de diferentes soluções nutritivas na fertirrigação de solanáceas. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi conduzida em ambiente protegido no município de Mandirituba (PR) com 56 plantas de tomate (Solanum lycopersicum L.), cultivar Matinela, conduzida em vasos plásticos de oito litros preenchidos com substrato de turfa e casca de pinus. O experimento foi realizado com sete tratamentos e quatro repetições em um delineamento inteiramente casualizado, com cada parcela composta por duas plantas. Os tratamentos testados foram: T1) testemunha sem aplicação de fertilizantes; T2) formulado de fertirrigação do IAC; T3) formulado de fertirrigação comercial Dripsol; T4) formulado de fertirrigação Fine; T5) formulado de fertirrigação conforme Hoagland-Arnon; T6) solução orgânica Super Magro; e o T7) combinação do formulado IAC + Super Magro. As soluções foram administradas de acordo com as doses de nutrientes específicas de cada tratamento, e após as plantas atingirem a maturidade média dos primeiros cachos, foi analisado o peso dos frutos, número de frutos, número de inflorescências, massa fresca da parte aérea, e análise foliar dos tratamentos, os dados foram submetidos à teste de Tukey e Kruskal-Wallis. RESULTADOS: O biofertilizante no tratamento T6 não apresentou produtividade diferente de T1, assim como também não causou diferença produtiva em T7. Os melhores resultados produtivos foram observados em T3 e T2 com produtividade média de 1781 e 1512 gramas por planta respectivamente, e estatisticamente iguais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Devido ao custo elevado do tratamento T3 a formulação T2 é economicamente mais viável no cultivo de tomates em ambiente protegido em vasos com substrato.

PALAVRAS-CHAVE: Solanácea; nutrição; adubação; estufa.