LEVANTAMENTO DE LITERATURA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TREINAMENTO E LIDERANÇA FEMININA

TOME, Giulia Woislaw ¹; BORTOLI, Letícia De ³; WEYMER, Alex Sandro Quadros ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a):
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos, apesar de ainda existirem evidências de falta de equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, a presença feminina em posições de liderança tem crescido, refletindo mudanças sociais e econômicas significativas. Um dos aspectos que parece contribuir para esse avanço são treinamentos voltados para a liderança feminina, que surgem como ferramentas importantes para capacitar as mulheres, ajudando-as a desenvolver competências específicas, aumentar sua confiança e promover uma cultura organizacional mais inclusiva. OBJETIVOS: Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é identificar literatura especializada que permitam avaliar a eficácia do treinamento de líderes femininas no cooperativismo. MATERIAIS E MÉTODO: Foram utilizados artigos científicos e artigos de opinião sobre liderança feminina e treinamento, além de livros da área de recursos humanos, sites de empresas e conteúdos jornalísticos. A busca foi realizada em plataformas específicas de pesquisa, tais como Google Acadêmico e SPELL, mas também em fontes não científicos, com o objetivo de fazer relações entre textos científicos e a realidade prática do papel da mulher nas organizações. RESULTADOS: Os resultados demonstraram que as iniciativas de treinamento com foco na formação de liderança feminina têm um impacto significativo em várias frentes: reputação das empresas por se posicionarem pela valorização da equidade; formação de competências estratégicas; aumento da autoconfiança das mulheres e; especialmente, na contribuição de uma mudança cultural. Além disso, também foi identificado que as mulheres contribuem na construção de um ambiente mais colaborativo, sem perder o foco da busca de resultados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os treinamentos com foco na liderança feminina são fundamentais para promover a equidade de gênero nas organizações e capacitar mulheres a alcançarem posições de liderança. Além do desenvolvimento de competências e da ascensão de carreira por meritocracia, também contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais inclusivo, justo e produtivo. Apesar do objetivo inicial se apoiar em literatura científica, é inevitável compreender que os contextos específicos das mulheres também podem influenciar na carreira profissional delas, ou seja, o crescimento pessoal depende também de um alinhamento entre expectativas pessoais e profissionais que, por vezes, não depende somente de treinamento.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Liderança feminina; 2. Treinamento; 3. Equidade.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.