O VALOR DO SACRAMENTO DO BATISMO E A SUA VIVÊNCIA NA ECLESIALIDADE

SILVA, Valdir Alves Da ¹; FERREIRA, Sandro ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Nesta pesquisa, que tem como tema o valor do sacramento do batismo e a sua vivência na eclesialidade, queremos refletir sobre este sacramento que nos insere na comunidade cristã, perceber sua origem nas primeiras comunidades cristãs e como ele tem sido acolhido pelas comunidades eclesiais. OBJETIVOS: Por meio da reflexão realizada no documento n. 19 da CNBB – que trata sobre o batismo de crianças – e em autores que fundamentam a questão o objetivo é analisar como os batizados têm valorizado este sacramento e refletir sobre a origem histórica do ato de batizar, bem como essa ação era realizada nas comunidades primitivas e o que isso implica na vida cristã. MATERIAIS E MÉTODO: Na Escritura, os apóstolos recebem de Cristo o mandato de serem anunciadores do Reino e a missão de batizar. A Igreja, por meio de seus fiéis batizados, realiza este gesto na certeza de ser continuadora da missão de Cristo. Assim, desejamos analisar o modo como os bispos do Brasil tratam este tema e como cada comunidade eclesial tem recepcionado e vivenciado este sacramento. De caráter qualitativa-explorativa, esta pesquisa apoia-se em bibliografias de autores que fundamentam o tema, recolhe as reflexões teológico-pastorais sobre o sacramento do batismo e aponta elementos teológico-práticos da pastoral do batismo na realidade eclesial brasileira. RESULTADOS: Os resultados obtidos nos ajudam a compreender melhor a missão recebida no batismo, o significado que este sacramento deve assumir na vida dos batizados e nos desperta acerca da necessidade de promover reflexões e formações/estudos sobre a teologia e a pastoral deste sacramento para promover uma maior inserção e integração de todos os fiéis batizados na comunidade eclesial CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na Escritura, os apóstolos recebem de Cristo o mandato de serem anunciadores do Reino e a missão de batizar. A Igreja, por meio de seus fiéis batizados, realiza este gesto na certeza de ser continuadora da missão de Cristo. Assim, desejamos analisar o modo como os bispos do Brasil tratam este tema e como cada comunidade eclesial tem recepcionado e vivenciado este sacramento.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Sacramento; 2. Batismo; 3. Vivência; 4. Comunidade; 5 Eclesialidade.