DIFERENTES FORMAS DE VIOLÊNCIA E PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS ESCOLAS

LAZARINI, Anne Caroline ¹; LIMA, Cezar Bueno De ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Licenciatura Em Ciências Sociais – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A violência, um fenômeno complexo e multifacetado, foi banalizada ao longo do tempo devido a intensa presença na sociedade. Existem diversos tipos de violência, como a verbal e a psicológica, e ela está presente no ambiente escolar, causando efeitos na percepção individual, nas relações interpessoais e na relação com a escola e aprendizagem. A justiça restaurativa surge como um método para a resolução de conflitos que se baseia na premissa que os valores de pertencimento, escuta ativa, solidariedade e inclusão contribuem para a reconstituição das relações, atuando para resolução de conflitos de forma pacífica. Com isso, é fundamental compreender a realidade escolar e a viabilidade do estabelecimento das práticas restaurativas nesse contexto. OBJETIVOS: A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os estudantes da escola pública do ensino médio interpretam e caracterizam situações de violência no espaço escolar e no entorno da escola. Sendo os objetivos específicos analisar o tipo de violência mais comum no ambiente escolar e no entorno da escola; verificar de que maneira ocorre a resolução de conflitos entre os estudantes; avaliar entre a comunidade escolar a viabilidade das práticas restaurativas no chão da escola. MATERIAIS E MÉTODO: Para esta pesquisa utilizou-se a metodologia da pesquisa-ação. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Em seguida, foram realizados grupos focais com estudantes do ensino médio de escolas públicas e aplicado um formulário RESULTADOS: A violência verbal e psicológica são as principais formas de expressão da violência percebida pelos estudantes, com muitos casos de bullying e discriminação. Frequentemente, os conflitos não são resolvidos por meio do diálogo, entretanto os adolescentes gostariam que esse fosse o principal meio na mediação de conflitos. Apesar da maioria não conhecer a justiça restaurativa, eles demonstrarem interesse em conhecer e serem atores de formas mais pacíficas, promovendo a cultura da paz. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Sendo assim, a análise dos dados coletados revelou que os estudantes reconhecem as diversas formas de violência escolar, principalmente a verbal, bullying e discriminação. Eles evidenciam a necessidade de psicólogos e estratégias para a criação de um ambiente seguro e aberto ao diálogo. Além disso, demostraram interesse em práticas restaurativas e mediação de conflitos de forma pacífica, apesar dos desafios e limitações existentes no ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Justiça Restaurativa; Violência; Escolas; Adolescentes; Psicologia.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.