MANEJO DE LUTO INFANTIL: ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENSINO PARA CAPACITAR AGENTES ESCOLARES

VALOTO, Maria Vitoria ¹; FRAGOSO, Gislayne Carvalho ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O luto é definido como um processo vivenciado em reação a uma perda, que se inicia quando uma situação significativa cessa. Dos diversos papeis que os profissionais da educação ocupam, o educador pode ter, muitas vezes, o papel de cuidador na escola, como um complemento do papel da família no que concerne ao ambiente escolar. OBJETIVOS: Desenvolver um programa de capacitação, com base na PCDC, para ensinar agentes escolares comportamentos constituintes da classe geral “manejar luto infantil no contexto escolar”. MATERIAIS E MÉTODO: Organizada em quatro fases, a presente pesquisa corresponde a Fase 3, em que elaborou-se o programa utilizando 23 classes de comportamentos identificadas e decompostas nas Fases 1 e 2. O programa baseou-se em uma narrativa sobre o ciclo da vida: ele “nasceria” na medida em que os agentes escolares participariam dos encontros; os participantes do programa “vivenciariam um vínculo potencialmente significativo” com o próprio programa e relações que este permitiria, e, por fim, o programa “morreria”, ao passo que os encontros terminariam. RESULTADOS: O programa elaborado foi nomeado como “Manejando Luto de Alunos no Contexto Escolar” e seu tempo de aplicação foi definido com duração de três semanas e carga horária equivalente a 10 horas totais, considerando-se atividades extraclasse individuais assíncronas e encontros coletivos presenciais. O programa foi composto por sete roteiros com atividades elaboradas a partir das condições de ensino criadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por meio dos princípios e procedimentos da PCDC, conclui-se que foi possível desenvolver um programa de ensino para capacitar agentes escolares a manejarem luto de alunos no contexto escolar.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Luto Infantil; 2. PCDC; 3. Capacitação; 4. Programa de Ensino; 5. Escola.

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.