ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O VÍNCULO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I

PORTELINHA, Gabriel Silveira ¹; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Diversas são as pesquisas sobre os Estilos de Aprendizagem de adolescentes e adultos, porém são poucas as produções voltadas às crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Este reatório apresenta os estudos sobre estilos de Aprendizagem e o ínculo afetivo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. OBJETIVOS: Analisar os Estilos de Aprendizagem numa amostra de crianças do Ensino Fundamental I e o vínculo afetivo que estas estabelecem com o processo de aprendizagem. MATERIAIS E MÉTODO: A presente pesquisa é de abordagem qualitativa. Para a aplicação dos instrumentos, em primeiro lugar, definiu-se uma escola da rede pública, situado no município de Colombo-PR. São 24 estudantes participantes, com idade de 6 a 11 anos.O Inventário Portilho/Beltrami de Estilos de Aprendizagem 2.0 e a prova projetiva Pareja Educativa foram os instrumentos utilizados. RESULTADOS: Observa-se nos resultados que, tanto os meninos quanto as meninas, o estilo predominante foi o teórico, seguido pelo estilo reflexivo. Os desenhos resultantes da prova Pareja Educativa representam a simbolização estabelecida com quem aprende e com quem ensina, indicando que a maioria dos alunos estabelece um vínculo positivo com o processo de ensino-aprendizagem, ainda que algumas ilustrações demonstrem a característica oposta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam que as escolas, por meio de seus professores, precisam variar as estratégias de ensino para desenvolver o potencial das crianças de forma adequada e não limitar as práticas em sala de aula aos mesmos estímulos. O Inventário Portilho Beltrami de Estilo de Aprendizagem 2.0 auxilia os estudantes no desenvolvimento da autoconsciência, como também no fortalecimento dos estilos que não aparecem com predominância.

PALAVRAS-CHAVE: Estilos de Aprendizagem; Aprendizagem; Vínculo Afetivo; Infância; Escola Pública.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.