AVALIAÇÃO DA EXPRESSÃO E DE VARIANTES GENÉTICAS DO GENE IL-10 NA FISIOPATOLOGIA DA MIGRÂNEA: ESTUDO DE CASO-CONTROLE

SANTOS, Bárbara Prevital Dos ¹; SILVA, Aline Vitali Da ³; REICHE, Edna Maria Vissoci ³; OLIVEIRA, Carlos Eduardo Coral De ³; FREDERICO, Regina Célia Poli ³; BELLO, Valeria Aparecida ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A enxaqueca, conhecida popularmente como migrânea, afeta aproximadamente um bilhão de pessoas globalmente, e é um dos distúrbios neurológicos que mais causam incapacidade social e laboral. A fisiopatologia exata ainda não está completamente estabelecida, porém acredita-se que envolva uma neuroinflamação associada ao sistema trigeminovascular, com sinais nociceptivos gerados por citocinas durante a ativação dos nervos cranianos. Dentre as citocinas envolvidas no processo, destaca-se a IL-10. Esta possui função anti-inflamatória e pode se encontrar elevada na fase de dor e/ou na fase interictal da doença. Estudos têm demonstrado que sua ação é baseada em um mecanismo compensatório com o objetivo de mitigar a dor e a inflamação neurogênica da doença. OBJETIVOS: O estudo visa investigar a influência e a relação da variante genética IL-10 -592 T>G (rs1800872) na migrânea, avaliando como os marcadores moleculares, imunológicos e o estresse oxidativo influenciam a susceptibilidade e os desfechos clínicos da doença. MATERIAIS E MÉTODO: Este projeto possui aprovação no comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos Pontifícia Universidade Católica do Paraná sob o protocolo nº98316718.7.0000.0020. Todos os participantes assinaram o TCLE. A revisão bibliográfica narrativa começou em agosto de 2023, utilizando bases de dados como SciELO e PubMed, e foi continuada até a conclusão deste relatório. A pesquisa envolveu a obtenção de DNA genômico das células da mucosa oral, seguida de quantificação por espectrofotometria NanoDrop ND-2000c. A genotipagem focou na variante genética IL-10 -592 T>G (rs1800872), utilizando primers específicos e as reações de PCT foram realizadas pelo sistema Taqman Universal MasterMix no termociclador QuantStudio 3. A segunda etapa incluiu a extração de RNA de leucócitos do sangue periférico usando TRIzol-LS, seguida de síntese de cDNA e amplificação por PCR em tempo real para quantificar a expressão do gene IL10, validada por controles genéticos e análise de curva de melting no sistema de detecção QuantStudio 3. RESULTADOS: A genotipagem foi realizada com a variante genética IL10 -592 T>G em pacientes com migrânea e em um de grupo controle. Foram encontradas diferenças conforme as frequências alélicas. De maneira generalizada a expressão do gene IL-10 foi reduzida, especialmente em homozigotos TT, o que sugere que a variante pode influenciar na suscetibilidade à enxaqueca. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto sugeriu uma possível associação entre a variante estudada e a redução da expressão do gene IL-10 em pacientes com enxaqueca. Os nossos resultados preliminares motivam novos estudos com amostras maiores para aprofundar a compreensão dos mecanismos genéticos da doença, sublinhando a importância de futuras investigações para desenvolver terapias mais eficazes e personalizadas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

PALAVRAS-CHAVE: Palavras-chave: 1. Migrânea; 2. Doenças neuroinflamatórias; 3. Transtornos de enxaqueca; 4. Citocinas; 5. Interleucina-10