AVALIAÇÃO DAS ROUPAS DOS DENTISTAS NA PERCEPÇÃO DOS PACIENTES SOBRE EXPERIÊNCIA E QUALIFICAÇÕES DO ATENDIMENTO AO PACIENTE

MARQUES, Camila Souza ¹; CASTILHOS, Jussimar Scheffer ³; GAPARELLO, Gil Guilherme ³; YAMAGUCHI, Giovanna Purkote ³; LEPPER, Beatriz Mendonça ³; RAMOS, Fernanda Poleto Nicolelli ³; BARK, Mohamad Jamal ³; MORO, Gabriel Pessoa ³; TANAKA, Orlando Motohiro ²
Curso do(a) Estudante: Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A vestimenta e os equipamentos de proteção individuais utilizados pelos profissionais da área da saúde são fundamentais para a proteção e diminuição de riscos. Entretanto, também podem estar associados à imagem do profissional, sendo importante desde o primeiro contato com o paciente. OBJETIVOS: Avaliar se a vestimenta utilizada pelo cirurgião-dentista tem influência na percepção dos pacientes em relação à credibilidade e experiência do profissional. MATERIAIS E MÉTODO: Para essa análise foram utilizadas imagens previamente padronizadas, de um dentista do gênero masculino e feminino, com diferentes cores de jaleco. O método de avaliação foi o rastreamento do olhar através do hardware TheEyeTribe juntamente com um questionário através da plataforma Qualtrics. RESULTADOS: Foram obtidas 77 avaliações, sendo preferível para as imagens do sexo feminino o jaleco e scrub de cor azul escuro. Para as imagens do sexo masculino, tanto para o jaleco quanto para o scrub, a preferência foi pela cor branca. Em relação ao questionário, a cor branca foi a maior preferência em relação à vestimenta do cirurgião-dentista, e em segundo lugar, a cor da vestimenta não é um fator relevante para os participantes CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vestimenta branca tradicional ainda é preferida pela maioria devido à associação com profissionalismo, autoridade e higiene. No caso das imagens das mulheres usando scrubs e jalecos, a cor azul foi a mais visualizada em comparação com as outras opções. Para os homens, o traje branco foi considerado mais relevante. A vestimenta dos profissionais é um aspecto crucial para causar uma boa primeira impressão nos pacientes e estabelecer um relacionamento bem-sucedido.

PALAVRAS-CHAVE: Cirurgião-dentista; Vestimenta; Jaleco; Scrub; Percepção

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.