TABULAÇÃO DO ASPECTOS ESTÉTICOS DO GOSTO

MILITÃO, Isabela Maria De Paula ¹; TAVARES, Julia Nunes ³; BEDORE, Renato Camassutti ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Supervisor(a): Tatiane Regina Moreno
Curso do(a) Orientador(a): Gastronomia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A compreensão atual, que considera o cérebro como o verdadeiro centro do paladar, redefine os parâmetros estéticos da gastronomia, destacando a importância da memória, das experiências passadas e das influências culturais na percepção dos sabores. Como nossos gostos são moldados pelo contexto histórico e cultural, os padrões estéticos da gastronomia evoluem ao longo do tempo, influenciados por mudanças culturais, descobertas científicas e inovações. A estética gastronômica reflete a dinâmica da cultura alimentar, sendo uma jornada sensorial influenciada por fatores culturais, regionais, simbólicos, sensoriais e imaginativos. OBJETIVOS: Essa pesquisa proporcionará uma classificação consistente das receitas, considerando esses aspectos. MATERIAIS E MÉTODO: Para este projeto, foi utilizada a revisão bibliográfica como método principal, com buscas no Google Acadêmico. Os estudos focaram na aprendizagem e aprofundamento de três temas principais: estética gastronômica, análise sensorial e valor estético gastronômico, e principais estilos culinários. RESULTADOS: A percepção dos sabores é individual, moldada por memórias, experiências passadas e influências culturais e regionais, tornando a estética gastronômica uma experiência única para cada pessoa. A análise sensorial, influenciada pelo individualismo, foi sintetizada este trabalho em cinco valores estéticos gastronômicos: cultural/étnico, simbólico, sensorial, regional e imaginário estético. Portanto, as revisões bibliográficas aprofundaram o conhecimento sobre a estética gastronômica e suas vertentes, resultando na definição dos cinco valores estéticos definidos para este trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esses valores, junto às análises dos estilos culinários contemporâneos (nouvelle cuisine, new american, global e clássico), fundamentaram em uma classificação consistente que poderá ser aplicada na categorização de pratos em outros trabalhos e, em especial, no projeto de comemoração dos 15 anos do curso de gastronomia da PUC-PR.

PALAVRAS-CHAVE: Atributos estéticos; Estética gastronômica; Categorização de receitas.

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.